Município atinge meta na Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo se encera nesta sexta-feira, dia 22. Crianças de 1 a 7 anos poderão se vacinar contra a doença, que tem a vacinação como uma das únicas medidas preventivas e a mais segura. Desde o Dia “D” da campanha, realizado no último dia 18, já foram aplicadas 5.832 doses em Itajubá, o equivalente a 86,61% do esperado. O menor índice está entre crianças de 5 e 6 anos, sendo que até agora foram aplicadas 67,39% (5 anos) e 62,81% (6 anos) da meta estipulada.
No mesmo dia 18 foi iniciada também a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil. Com os trabalhos realizados pela equipe de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Itajubá atingiu a meta de 97,44% de doses da vacina contra a pólio. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), foram aplicadas no município 5.586 doses em crianças de zero a 5 anos, que se protegeram da doença que afeta o sistema nervoso, causando a paralisia.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações da Prefeitura de Itajubá, enfermeira Rose Marchetti, os resultados puderam ser vistos já no dia “D” da Campanha, graças a uma parceria com as escolas e creches públicas e particulares, que ajudaram na divulgação. “Com a presença do Zé Gotinha nas escolas de Itajubá uma semana antes do dia D, pudemos sensibilizar as crianças de forma a cobrar os pais a ida ao posto de saúde para que os filhos fossem vacinados. Fomos muito bem recebidos e gostaríamos de agradecer todas as escolas por esta importante ajuda”, declarou.
As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Porém, é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, pois reforçam a proteção da saúde.
Saiba mais
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões, que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus e a infecção se dá principalmente por via oral. Já o sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas.
Fonte: Secom Itajubá