Recebi um texto pela internet onde um cliente comenta o serviço de uma operadora de telefonia celular. Vou omitir o nome da empresa porque o meu objetivo não é acusar, muito pelo contrário, procuro dar testemunhos e mostrar os caminhos de Deus. Diz assim:
“Sempre lembro carinhosamente dessa grande companhia de relógios digitais da qual sou cliente. Ela é tão humana que não valoriza o material, o equipamento, a tecnologia! Faz questão de emudecer seus aparelhos, estimulando cada vez mais o contato pessoal, as caminhadas, o consumo de combustível, enfim, a aproximação entre os homens.
Quero agradecer as chamadas que a minha operadora evitou que eu atendesse. Essas pessoas inconvenientes que, em pleno dia de semana, me procuraram para fechar negócios! Elas que busquem meus concorrentes!
Não posso me esquecer das mulheres. Ah, essas mulheres que nos telefonam! Foi muito melhor passar noites e noites meditando, lendo livros do Paulo Coelho e assistindo TV. As mulheres que distraiam outros, porque eu quero é cultura, é vida, é lucidez!
No capítulo da caixa postal, uma atenção especial a essa grande operadora de calculadoras eletrônicas: agradeço os momentos de ternura e humor que passei resgatando recados guardados nos seus modernos e valvulados equipamentos. Recados que recebi e ninguém me informou; mensagens que me informaram e nunca recebi; convite para o churrasco de domingo, avisado na terça-feira; aviso de vencimento de conta do dia 20, recebido no dia 30; o recado urgente da namorada que ficou esperando na chuva; o filho que eu não peguei na escola; o meu pai que perdeu o avião; os desaforos que ouvi sem saber o porquê.
Finalmente, agradeço as utilíssimas mensagens que recebi pontualmente às três ou quatro da madrugada, avisando que eu ganhara sensacionais torpedos a serem utilizados entre clientes. Quantos momentos felizes! Quanta alegria!
A essa gigantesca multinacional da agenda eletrônica, o meu muito obrigado! Obrigado pela cultura que tive que adquirir ao buscar entender o que é sombra, pane temporária, manutenção preventiva, interrupção de serviços para a melhoria da qualidade; ora, sejamos modestos, é impossível melhorar o que já é perfeito! O silêncio é a virtude das virtudes! Penso, logo existo! Vivo, logo emudeço!
Aos atendentes, meu muitíssimo obrigado! Obrigado por pedir o número do meu registro de nascimento no Cartório de Registro Civil. Vocês têm razão: quem garante que eu sou eu? E se outra pessoa quisesse pagar a conta no meu lugar? Obrigado por me fazerem pensar na minha reclamação, insistindo que todos os clientes estão satisfeitos e só eu reclamo o tempo todo. Isso é que é atendimento personalizado!
Como sou proprietário de um aparelho chamado pré-pago, tenho alguns agradecimentos adicionais. Reconheço: sou pré-pago. Sou praticamente um marginal. Eu não presto! Mereço todo tipo de castigo, de constrangimento. Agradeço enquanto levo as chibatadas. E, se no meio de uma ligação com um cliente, eu for surpreendido com uma mensagem de que meus créditos terminaram, sei que isso é para o meu bem. Apesar de anunciar que eu ainda tenho cento e três reais e oitenta centavos de crédito, eu deveria saber que são créditos de ouro, que servem somente para eu conversar com outros gênios da operadora, ou seja, eu que arranje clientes entre a minha comunidade! Quem mandou eu querer falar com um estranho? Ele que busque os seus iguais!
E eis outra prova de respeito ao consumidor: quando me tiraram da concorrente, prometeram que minha conta iria diminuir. É verdade, eu pago menos, pois nada falo! Os aparelhos têm agenda, calculadora, relógio e joguinhos; e ainda quero um telefone? Isso é exigir demais!
Escrevo porque tenho ‘celular’. Não o fosse, telefonaria!”
Bem, o texto é longo e divertido. Quanto à sinceridade das palavras, isso eu não posso garantir, mas pode servir para outras reflexões:
Como anda o nosso canal de comunicação com Deus? Se não estiver funcionando cem por cento, de quem é a culpa? Crédito, temos à vontade! E nós, damos atenção quando Ele nos fala? Acho que não preciso lembrar que suas Palavras de vida e salvação estão ecoando em bom som todos os dias nas missas, certo?
Jesus Cristo conhece cada um de nós, sabe de todos os nossos problemas e sempre nos chama para restabelecermos uma comunicação permanente entre o Céu e a Terra. Quem já aceitou o convite, sabe que a linha nunca emudece e todos são considerados clientes preferenciais – porque os recados chegam na hora certa!
Quer testar e fazer uma ligação a Ele agora para ouvir uma bela mensagem? Ótimo! Então, peque a sua Bíblia, abra o seu coração e disque: Marcos, Lucas, Mateus, João, Paulo, Tiago, Pedro…
Paulo R. Labegalini
Cursilhista e Ovisista. Vicentino em Itajubá. Engenheiro civil e professor doutor do Instituto Federal Sul de Minas (Pouso Alegre – MG).