O Twitter já é palanque eleitoral para os candidatos à presidência da República. José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva estão usando seus perfis no microblog para fazer campanha. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a corrida eleitoral começou oficialmente na última terça-feira (06).
Após a meia-noite, a rede social foi usada pelos candidatos, principalmente, para pedirem votos, o que desagradou muitos usuários. Para Alex Primo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), usar a internet para fazer com que a campanha se multiplique automaticamente pode não ter o sucesso esperado. “Todas as ferramentas da internet precisam ser pensadas de forma global”, explicou Primo.
Seguindo a linha do presidente dos EUA, Barack Obama – que ganhou as eleições graças ao uso das redes sociais -, os brasileiros começam a consolidar seu espaço na rede. Dilma possui um site, que permanece com o mesmo layout. Serra também tem uma página na web, bastante desatualizada. E Marina colocou em seu blog um ícone para doações, ainda com acesso indisponível devido a restrições na legislação, conforme informou O Globo.