Hoje existe um contraste muito grande entre a realidade econômica e financeira do país e os gastos que estão sendo realizados para cumprir os compromissos assumidos pelas autoridades brasileiras.
Ao contrário da população, o futebol do Rio de Janeiro que já estava em decadência, está tendo prejuízos com os preparativos para as olimpíadas. O campeonato brasileiro é um dos mais competitivos do mundo e os clubes cariocas não se beneficiam do fator “casa” que é muito importante durante o campeonato. Prejudicados durante praticamente a metade do campeonato, o Botafogo e Fluminense, (antes tarde do que nunca) se mexeram para buscar alternativas de ter uma “casa” para mandar seus jogos na cidade do Rio de Janeiro.
Neste final de semana, ambos estrearam as novas casas em que vão mandar seus jogos. Se valer pela estreia, eles poderão melhorar suas posições, pois ambos mandaram muito bem.
O Botafogo inaugurou a adaptação do estádio Luso – Brasileiro pertencente a portuguesa do Rio de Janeiro. Adaptado para 19 mil torcedores, o Botafogo embora não tenha vencido, sentiu o sabor de vitória ao sair de um placar desfavorável de 3 x 1 contra o Flamengo para empatar a partida, mas o que mais empolgou a torcida foi a aplicação e evolução tática do time.
O Fluminense fez o mesmo com o estádio do América carioca em Edson Passos na baixada fluminense e também estreou ontem derrotando o Cruzeiro por 2 x 0, fazendo sua torcida esgotar os ingressos disponíveis, trazendo novamente a torcida aos estádios, ao contrário do que estava acontecendo na cidade de Volta Redonda.
O Flamengo como está com foco no financeiro, acredito que mesmo que em desvantagem tecnicamente, preferiu não se mexer para vender seus jogos em outras praças que proporcionem melhores receitas. Na verdade o clube está aguardando as definições sobre Maracanã e Engenhão para entrar na jogada como locatário de um dos estádios.
Espero que as ações de Fluminense e Botafogo ajudem a melhorar o desempenho no campeonato e com isto o futebol carioca não fique sem eira nem beira.
Pelo menos essa é a minha opinião!