Festas anuais de liberação de energias de toda sorte, inclusive as sexuais, são comuns em épocas e culturas diversas, seguidas depois por um período de arrependimento, abstinência e jejum.
O nomecarnavalderiva da expressãocarnis levaleoucarne vale,que significaadeus carne.
A festa do carnaval surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
A terça feira que precedia o início da Quaresma era, então, o último dia em que se comia carne; aí começavam o jejum e o arrependimento pelos excessos de toda ordem cometidos nas festas.
Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados “gordos”, em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francêsMardi Gras).
Todas as datas eclesiásticas são calculadas em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o Domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa. Sendo assim, a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo, e até o nosso Rio de Janeiro e São Paulo se inspiraram no modelo parisiense para os seus desfiles ricos e brilhantes.
Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo.
O Carnaval do Rio está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2,5 milhões de pessoas por dia nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.