Os casos de notificação dengue começam a cair em alguns bairros de Itajubá. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Ricardo Zambrana, que esteve em reunião no Bairro Jardim das Colinas, os casos do bairro já indicam queda, no entanto, bairros como Santo Antônio e Boa Vista permanecem com notificação alta. Não é possível fazer uma previsão para o pico de casos, nem dizer que o surto está passando, há casos de cidades que tiveram surtos de dengue em julho e agosto.
Como a dengue já está na cidade é preciso uma atenção permanente à doença e não apenas nos períodos de maior incidência de casos. Outra preocupação é com a gripe, cuja campanha de vacinação já começou principalmente por conta da gripe H1N1. A questão maior é que em outubro voltam as chuvas e volta também o calor, criando novamente um ambiente propício para a dengue.
É de suma importância que a comunidade participe na prevenção da dengue, permitindo a entrada dos agentes de saúde nas suas residências e atuando de maneira a eliminar focos do mosquito. Mesmo que a Prefeitura Municipal faça sua parte, limpando terrenos, usando fumacê para matar os mosquitos em regiões específicas e iniciando ações constantes de agentes de saúde o problema deverá persistir caso não exista um esforço partindo da própria população. Cerca de 80% dos focos de dengue estão dentro dos domicílios.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM