Em um país com uma cultura eqüestre tão rica é claro que, o que não falta é cavalgada, gente a cavalo, no campo e na cidade. Recentemente fiz uma cavalgada de dois dias pela Serra da Mantiqueira, saindo de Pouso Alto para Itajubá e logo na saída já topamos com alguns cavaleiros. Mais um pouco e encontramos com mais alguns e então eu disse para meus companheiros: vamos encontrar cavaleiros a cada 15 minutos. Dito e feito. Durante todo o trajeto, que passa por Virgínia, Barra e Rio Manso, quando não encontrávamos com cavaleiros, sempre tinha cavalos nos pastos. Este é um país de cavaleiros, todo mundo de um jeito ou de outro mantém contato com cavalos.
Cada vez mais temos conhecimento de cavalgadas pelo Brasil a fora., domésticas ou profissionais. As cavalgadas estão deixando de ser um passa tempo para se tornar um bom negócio. Nos Estados Unidos é um negócio que rende 100 milhões de dólares por ano e no Brasil, mesmo com uma demanda ainda baixa, surgem empresas especializadas em cavalgadas apostando no crescimento do segmento nas regiões onde o turismo também esta começando a tomar vulto.
Cavalgar é um grande prazer, seja por algumas horas ou por vários dias. A sensação é de que estamos voltando no tempo e o clima é de aventura. Hoje as empresas oferecem animais e equipamentos de boa qualidade com pessoal treinado a conduzir turistas inexperientes com muita segurança. Oferecem também treinamento através de clinicas e breafing para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de montar a cavalo e desejam cavalgar. Para envolver totalmente o usuário, os roteiros são temáticos, como : Trilha dos tropeiros, caminho do ouro, Estrada Real, rota do café e assim por diante. Sem dúvida, chegamos a pensar que somos um personagem que voltou na história porque tirando o carro, celular e computador, fazemos as mesmas coisas que os cavaleiros antigos faziam e em algumas regiões ainda existem locais onde o tempo parou. Casas, vendas de beira de estrada, costumes são iguais há 100 anos .
Hipócrates e Xenofonte, filósofos gregos, há 400 anos a/c recomendavam cavalgada para a cura de todos os males e realmente a cavalgada e um grande remédio para muitos males da vida moderna. Mais e mais pessoas estão descobrindo que cavalgar pode melhorar a qualidade de vida a começar pela desaceleração e por fim o alto conhecimento proporcionado pelo respeito a natureza que é vista com mais sensibilidade de cima de um cavalo.