Se um predador cometer um erro e sua presa escapar, ele viverá para atacar outro dia. Mas, se um cavalo, ao ser atacado por um predador, cometer algum erro, este poderá ser o último.
E. Scott, paleontólogo americano.
Isto representa uma realidade que fez do cavalo uma máquina de correr. Durante 58 milhões de anos todo sistema biológico do cavalo foi moldado para ter velocidade e resistência . Os primeiros cavalos, os heohipos possuíam três dedos em cada membro, que evoluiu para um só para adquirir velocidade. Seu sistema digestivo, com estomago pequeno e intestinos longos não armazena alimento, com isto ele fica mais leve para poder ter mais velocidade. O aparelho circulatório é eficiente que dá energia a uma musculatura elástica e compacta. Em fim, o cavalo evoluiu para correr.
Por ser eficiente como presa, os eqüinos se expandiram e ocuparam quase todo globo, até chamar a atenção, primeiro como comida, depois como aliado,de um ser que estava começando a evoluir sobre a terra e desenvolvia uma habilidade intelectual que o faria reinar, com a ajuda dos cavalos, sobre todos os seres vivos. Os eqüinos fascinam os homens desde a época em que ainda estavam domesticando o fogo e morando nas cavernas, e a partir de então estão presentes em todos os momentos de nossa existência.
Então, como numa conspiração divina, estes dois seres se encontraram e se fundiram em uma só peça, em um só ser, o Homo-caballos. Isto nos parece divino porque é a fusão de dois seres que naturalmente seria impossível de ocorrer na natureza. A intelectualidade se uniu com a força, a velocidade e a inteligência biológica adquirida em quarenta milhões de anos. Esta fusão fez do Homo-caballos o ser mais poderoso da terra.
Capaz de se deslocar mais rápido, os homens, como que imitando os cavalos, se expandiram pelo mundo e dominaram tudo em seu caminho.
O tempo passou, os homens inventaram as máquinas e deixaram os cavalos de lado, mais não os esqueceram, tanto que chamaram a força das máquinas de Horsepower, a força do cavalo.
A maquina de correr acelerou a mente humana a pondo de chegarmos a ser três vezes mais rápido que o som e construir máquinas capazes de mover muitas toneladas. Tudo isto se passou em apenas oito mil anos, imaginem aonde iremos parar. Acho que nossos aliados, assim como nos ensinaram a ser rápidos, agora nos ensinam a desacelerar, voltar a velocidade natural do Homo-caballos, agora não para dominar e sim para interagir com a natureza e todos os seres vivos.