O programa “Cavalo – O Espírito do Vento” tem como objetivo levar aos amantes do cavalo, leigos ou profissionais, informações e conhecimentos que os peermitem entender melhor este animal.
Trataremos de temas que abragem todos os tópicos relacionados a cavalos, tais como: Práticas esportivas, turismo, lazer, utilidades, opiniões de criadores , de treinadores e usuários.
Sendo assim, em cada programa trataremos de um tema diferente, intercalando uma prática esportiva com entrevistas, dicas de manejo e utilidade prática , artes, dicas de leitura e humor.
O homem começou a montar os cavalos a mais de cinco mil anos. O palco deste acontecimento foi as estepes da Asia central. A partir daí conheceu um poder jamais experimentado. Aliando a força e a velocidade do cavalo à sua inteligência, estes póvos formaram uma força de cavalaria imbatível em sua época. A relação destes povos com os cavalos se tornou tão importante que eles eram denominados “ESPÍRITO”.
Na América do Norte as nações de índios cavaleiros como os Chayenes, Sioux, Comanches entre outros também denominavam os cavalos de “ESPÍRITOS”, ou “ESPÍRITOS DO VENTO”.
Entre os arabes, povo que desenvoleu a raça de cavalos mais antiga do mundo, estes animais são amados e respeitados como pares.
Passados cinco mil anos o cavalo ainda exerce sobre o homem fascínio, atração e respeito. Mesmo assim poucos entre o grande número de pessoas que tem contato com cavalos os conhecem profundamente.
A partir de hoje levaremos vocês a conhecerem melhor este animal tão importante nas conquistas humanas e para o desenvolvimento do pensamento e ao mesmo tempo tão misterioso. Sua linguagem, sua sociedade, sua individualidade,e as melhores maneiras de utiliza-lo em todas a áreas, da cavalgada descontrída aos esportes mais radicais.
Convido agora vocês a entrarem comigo no mundo fascinante dos cavalos, os “ESPIRITOS DO VENTO”.
Tema esportivo do primeiro programa – Enduro equestre.
O enduro equestre é a prática esportiva que agrega o maior número de práticantes que passam o maior tempo montados, já que as provas variam de cinco a dezoito horas . É praticado no Brasil a mais de quinze anos e está em pleno desenvolvimento. Agrega cavaleiros de todo país e de todas as idades entre homens e mulheres. É composto de seis categorias ( 35,55,80,120,160 KM ). O Brasil a vários anos participa do Campeonato Mundial de 160 Km e tem obtido boas colocações. Hoje o esporte conta com mais de cinco mil praticantes, e de acordo com as estatísticas este número pode aumentar significativamente nos próximos anos.