O programa Cultivando Água Boa é uma iniciativa de ITAIPU, assumido pelo Governo Estadual em Minas Gerais para ser implantado nas cidades mineiras. Ele é vencedor do Prêmio ‘Água para a Vida’ das Organizações das Nações Unidas (ONU), na categoria melhores práticas de gestão de recursos hídricos e prevê a recuperação de micro bacias, a proteção das matas ciliares e a proteção da biodiversidade, além da disseminação de valores e saberes na sociedade.
Em Itajubá o Cultivando Água Boa foi implantado este ano, ampliando o programa para preservação ambiental em vigor até então. Conforme explica o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, Celem Mohallem, o programa mobiliza a comunidade em dois mecanismos, o diagnóstico dos problemas e encaminhamentos das soluções. Também participam do programa Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho, Pedralva e Brazópolis.
Quem coordena o programa na região é a COPASA com apoio do CBH Sapucaí. Com o prognóstico pouco animador de que provavelmente faltará água este ano é muito importante que a população se conscientize e cadastre suas nascentes para preservação. Cidades com captação nos pequenos cursos d’água e bairros rurais são os mais afetados pelo problema.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM