Atendendo a uma necessidade do comércio varejista de Itajubá, que cada vez mais encontra dificuldades em encontrar vendedores lojistas qualificados para a função, um grupo formado por três estagiárias da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, as estudantes de Psicologia Flávia Maria de Carvalho Ferreira, Vanessa Christinye Campos de Paula e Débora Carla Rodrigues, está desenvolvendo um projeto, em parceria com a CDL, com o objetivo de traçar o perfil do profissional de vendas que os lojistas e comerciantes do município buscam.
Segundo o presidente da CDL, Cleber David, o trabalho, que está sendo desenvolvido desde o início do ano, foi dividido em fases. A primeira delas confirmou a necessidade dos lojistas de encontrar bons profissionais de venda, já que muitos deles migram para o setor industrial por desacreditar na possibilidade de crescimento profissional no ramo do varejo. “A pesquisa das estagiárias nos mostrou que muitos jovens, que tem vocação para o trabalho de vendedor, nem sequer passam por uma loja ou comércio e já ingressam em outro setor da economia, o que faz com que faltem profissionais de venda no mercado”, apontou.
A fase atual do trabalho desenvolvido pelas três estagiárias engloba a captação de currículos. Os interessados devem entregar o documento na sede da CDL, à Rua Francisco Masseli, 35, no Centro. Em seguida, as estudantes de Psicologia farão entrevistas com os candidatos e, por último, estes serão disponibilizados para o mercado, havendo grande possibilidade de contratação por lojas da cidade. Para isso, os candidatos participarão de um mini-curso, que será oferecido gratuitamente pela CDL, onde receberão treinamento na área de atendimento e vendas.
Durante todo o ano, a CDL investe na capacitação dos profissionais do comércio, a fim de melhorar a qualidade do atendimento no comércio local. “É importante investirmos em treinamento, pois ele reflete diretamente no atendimento de balcão. Um funcionário qualificado garante ao lojista a fidelização de seus clientes”, finalizou Cleber.
Fonte: CDL