Com a intensificação das atividades agrícolas durante a colheita, aumentam os riscos de acidentes envolvidos na rede elétrica. Em 2024, o Brasil registrou o maior número de mortes no campo relacionado à eletricidade desde o início da série histórica em 2014. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 22 trabalhadores morreram a vida no ano passado. Para evitar tragédias, a Cemig reforça a importância de medidas de segurança essenciais durante a operação de máquinas relacionadas à rede elétrica.
O técnico de segurança do trabalho da Cemig em Pouso Alegre, Reginaldo Martinelli, explica que grande parte dos acidentes ocorre por descuido ou desconhecimento das distâncias mínimas de segurança e podem ser evitadas. “Antes de qualquer operação, é fundamental fazer uma análise de risco completa da área. É preciso manter pelo menos 1,5 metro de distância entre as máquinas e a rede elétrica, inclusive dos cabos de sustentação, os estes, se eles forem rompidos, a sustentação da estrutura fica comprometida e a rede pode ceder”, orienta.
Martinelli afirma, ainda, que o plantio de culturas como cana-de-açúcar, eucaliptos ou árvores frutíferas sob os fios também deve ser evitado, já que esses vegetais exigem o uso de maquinário alto, aumentando as chances de contato com a rede.
“O uso de sistemas de segurança, por exemplo, requer atenção redobrada. Os jatos d’água que atingem os cabos podem provocar curtos-circuitos. Há também registros de acidentes com caminhões basculantes que, ao levantar a caçamba, tocaram a rede elétrica. Esses acidentes ocorrem em situações completamente evitáveis, desde que o operador esteja atento e o local, devidamente aplicados antes da atividade”, explica.
Intervenção nos fios é proibida e atenção ao transporte
Outro ponto importante é evitar, sob qualquer circunstância, o uso de varas de bambu ou madeira para levantar cabos. Apesar de parecerem inofensivos, esses materiais podem conduzir eletricidade e causar choques fatais. Uma simples abordagem desses objetos pode criar um arco elétrico e causar acidentes.
O transporte de máquinas sobre caminhões também requer atenção especial. É indispensável observar a altura total do conjunto e garantir que ela não se aproxime da rede elétrica nem das redes de telecomunicações, que geralmente são mais baixas e podem oferecer risco de inclusão. Um impacto nesses cabos pode provocar a queda de postes sobre o caminhão e seus ocupantes.
“A segurança no campo começa com prevenção. A vida deve ser sempre prioridade”, afirma o técnico da Cemig.
Quando acionar a Cemig?
Se houver qualquer acidente ou rompimento de cabos, a orientação é clara: acione imediatamente a Cemig pelo telefone 116. Em hipótese alguma se deve tocar ou tentar remover fios caídos. E, se o veículo estiver em contato com a rede, os ocupantes deverão permanecer na cabine até a chegada de técnicos da Cemig ou do Corpo de Bombeiros. Apenas em casos de incêndio, é necessário saltar com os pés juntos, sem encostar simultaneamente no veículo e no solo, para evitar choque elétrico.
Fonte: Gerência de Comunicação e Marketing Cemig
Crédito da foto: Cemig/Divulgação