Reconhecimento consolida a Empresa como referência entre as melhores do País
A Cemig Geração e Transmissão foi a grande vencedora do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, em 2012. Mais importante premiação da gestão empresarial no Brasil, o PNQ é promovido pela Fundação Nacional da Qualidade desde 1992. A Empresa é responsável pela gestão de 66 usinas e 10.060 km de linhas de transmissão em 22 estados do País, Distrito Federal e no Chile.
Para o diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Luiz Henrique Castro Carvalho, o prêmio é uma clara demonstração da excelência alcançada pela Empresa na operação e manutenção de usinas de geração e linhas de transmissão de energia elétrica. “O PNQ assegura que estamos preparados para atender clientes, sociedade e acionistas com o melhor de nossa gestão.”
A Cemig GT já participa do Prêmio Nacional da Qualidade há alguns anos. Em 2011, a Empresa foi reconhecida como destaque na categoria Clientes. As empresas que concorrem ao prêmio passam por um detalhado processo de avaliação, que inclui a elaboração do Relatório da Gestão, avaliação in loco por um grupo de examinadores, que verificam cada aspecto da gestão, e julgamento para identificar as empresas premiadas.
Segundo o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, a conquista do prêmio vem coroar os 60 anos de história da Companhia. “Demonstramos, mais uma vez, que a Cemig é uma referência nacional em excelência e que tem competência para enfrentar os desafios de seu futuro.”
Critérios
Para conquistar o prêmio, a empresas precisam comprovar que tem excelentes práticas em todos os critérios de sua gestão, incluindo liderança (que promove a cultura de excelência), estratégias e planos, atendimento às necessidades dos clientes, meio ambiente e responsabilidade social, informações e conhecimento, cuidados e melhorias relacionados às equipes que trabalham na empresa (critério pessoas), processos e relação com fornecedores.
Além disso, é necessário que a empresa demonstre que o aprimoramento de suas práticas conduziu a melhores resultados, incluindo a comparação com outras empresas e com base nas demandas das diversas partes interessadas (acionistas, clientes, empregados, sociedade, entre outros).
Fonte: Cemig Imprensa Sul