A rede subterrânea de energia daCompanhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em Itajubá, passou por uma modernização. As obras tiveram um investimento de R$ 1,2 milhão, e vai beneficiar, além dos 157 clientes da região, milhares de pessoas que passam diariamente por esses locais.
Segundo o Gerente de Serviços de Média e Baixa Tensão da Distribuição, Márcio Augusto Marinho, as ações incluíram a substituição dos equipamentos atuais por outros mais modernos, que estão proporcionando mais segurança para comerciantes, moradores e frequentadores da Praça Teodomiro Santiago e seu entorno, em Itajubá.
Com a realização destas obras, a Cemig promoveu uma adequação do sistema elétrico, tornando-o mais moderno e seguro, além de garantir mais disponibilidade de energia para atendimento a novos empreendimentos do município. A atualização tecnológica dos equipamentos da rede subterrânea também simplifica a manutenção e agiliza o restabelecimento de energia, garantindo menor custo operacional.
De acordo com Márcio Marinho, a execução deste projeto, entre outras melhorias que estão sendo realizadas também nas redes aéreas da cidade, está preparando o sistema elétrico de Itajubá para as próximas décadas.
A Cemig também investiu R$ 120 mil na aquisição de novos equipamentos. Assim, a região conta com mais um caminhão para os serviços realizados com Linha Viva – rede energizada. Para a formação desta nova equipe, que exige conhecimento especializado, a empresa investiu 1200 horas em treinamento de seus empregados. A região de Itajubá/São Lourenço passa a contar com duas equipes de linha viva que atuarão no sentido de minimizar os desligamentos de energia.
A rede de distribuição subterrânea de energia permite mais segurança no fornecimento por não estar exposta a condições adversas, como ventos, árvores e vandalismo. Permite também melhor efeito visual, pois não há exposição de cabos e equipamentos.
A rede de distribuição subterrânea de Itajubá opera em 13,8 kV e possui 200m de extensão, distribuída na Praça Teodomiro Santiago e atende em baixa tensão nas ruas Dr. Américo de Oliveira, Dr. Silvestre Ferraz, Cel. Francisco Braz, Francisco Pereira, Cel. Renno, Dr. Pereira Cabral, beneficiando diretamente um total de 157 consumidores.
Fonte: Cemig Imprensa Sul