Com o objetivo de contribuir para que as celebrações durante a Semana Santa ocorram de maneira segura, aCompanhia Energética de Minas Gerais (Cemig)alerta para os principais cuidados a serem tomados com a rede elétrica.
De acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, o destaque são os procedimentos de montagem de palanques e enfeites e a utilização de veículos de som. “É fundamental que todos os envolvidos na organização dos eventos conheçam os procedimentos de segurança que devem ser aplicados antes, durante e depois das celebrações, evitando acidentes envolvendo a rede elétrica”, ressalta.
O engenheiro explica que os palanques devem manter distância da rede e a montagem e desmontagem dessas estruturas precisam ser feitas com cuidado, para que nenhum material aproxime-se dos fios durante a movimentação. Além disso, veículos de som com plataformas para transportar pessoas, ao estilo dos trios elétricos, requerem verificação prévia do trajeto, para que a distância mínima de 1,5 metro em relação aos cabos seja respeitada.
Outra recomendação é redobrar os cuidados com as ligações provisórias, que podem ser realizadas apenas por profissionais qualificados e com a autorização da Cemig. Conforme afirma Demétrio Aguiar, o ideal é que os requerimentos sejam enviados à Cemig com, no mínimo, dez dias de antecedência.
Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.
Instalações elétricas
– Devem ser feitas por eletricistas experientes de sua confiança.
– A fiação e o disjuntor devem ser compatíveis com a carga total.
– Emenda e isolamento inadequados podem causar aquecimento, fuga de energia, curto-circuito, choque e incêndio.
Fio partido
– Não se aproxime e afaste as pessoas. Um fio partido pode estar energizado e causar acidentes gravíssimos, se tocado ou afastado com objetos. Somente a Cemig poderá removê-lo.
Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
– Não saia do veículo. Se houver cabo partido em contato com o automóvel, o risco de choque é grande.
– Se precisar sair do veículo, abra a porta e salte com os dois pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.
– Caso haja fio partido, não tente socorrer as vítimas, pois você também poderá sofrer um choque elétrico.
Veículos de som e de transportes
– Antes do evento, planeje todo o percurso. Se houver rede elétrica no trajeto, contate a Cemig.
– Tenha muita atenção ao transportar esculturas sacras. A distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica deve ser respeitada.
Bandeirinhas e serpentinas
– Artefatos metálicos, como as serpentinas, são materiais condutores de energia elétrica. Ao serem lançados na rede, provocam descargas elétricas, curtos-circuitos e rompimentos de cabos, podendo causar graves acidentes.
– Não utilize arame para prender as bandeirinhas e não as instale perto dos fios.
Palanques, palcos e barracas
– A montagem e a desmontagem de palanques devem ser feitas com cuidado para que nenhum material aproxime-se da rede.
– Os disjuntores e as tomadas devem ser acondicionados em caixas apropriadas.
– O contato de um fio energizado com a estrutura da barraca pode provocar choque elétrico.
Fogos de artifício
– Devem ser manuseados em locais abertos, longe da rede elétrica e de materiais inflamáveis. Em contato com a rede, pode ocasionar falta de energia, deixando bairros e cidades inteiras sem luz.
Fonte: Agência Minas