A eletricidade é um bem indispensável em nosso dia-a-dia. Quase tudo o que usamos, seja em casa, no comércio, nas indústrias, nos hospitais, nas escolas e no campo, necessita da energia elétrica para funcionar. Sem ela, muitas coisas não poderiam ser feitas ou levariam muito tempo para ficarem prontas. Mas se, por um lado, a eletricidade traz grandes benefícios e desenvolvimento, por outro, exige muita atenção e cuidados especiais na sua utilização.
Ciente dessa realidade, a Cemig desenvolve todos os anos campanhas com o objetivo de informar e esclarecer os consumidores sobre seus direitos e deveres e sobre como usar a energia elétrica com segurança e economia.
Direitos e Deveres
Além da distribuição de folhetos em suas agências de atendimento, as orientações sobre os direitos e deveres do consumidor de energia são disponibilizadas pela Cemig através do Contrato de Prestação de Serviço Público de Energia Elétrica e de mensagens nas contas de energia.
O caderno do cliente, disponível em todas as agências da Cemig, é um canal aberto para que o consumidor registre suas críticas, sugestões ou elogios quanto aos serviços prestados pela concessionária.
Ter o serviço telefônico gratuito disponível 24 horas por dia para solução de problemas emergenciais e receber o ressarcimento por danos em eletrodomésticos, quando ficar comprovado problema no fornecimento de eletricidade, são alguns dos direitos básicos dos consumidores.
O consumidor também pode escolher o melhor dia para o vencimento de sua conta de energia, entre as seguintes datas disponíveis: 01, 06, 11, 17, 22 e 27.
Mas os consumidores devem ficar atentos: garantir o livre acesso dos empregados da Cemig ao medidor de energia (relógio) e manter em bom estado as instalações elétricas internas da sua casa são alguns dos deveres que devem ser respeitados.
Fonte: Cemig Imprensa Sul