Em função do grande volume e intensidade das chuvas registradas no Sul de Minas nos últimos dias, a Cemig registrou um aumento significativo no número de atendimentos emergenciais na região. Equipes da empresa estão trabalhando ininterruptamente para o restabelecimento da energia. Em diversos locais, os trabalhos ficam comprometidos pela dificuldade de deslocamento dos veículos e equipamentos, em função de vias e áreas alagadas, além de queda de barreiras em rodovias e trânsito congestionado nas cidades. Em grande parte dos atendimentos realizados a empresa tem contado também com a parceria das equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das prefeituras municipais.
Em Itajubá, foram registradas ocorrências de falta de energia pulverizadas em diversos pontos da cidade. Mesmo com todos os esforços das equipes que atuaram nestes atendimentos inclusive durante a madrugada, alguns serviços, como a recomposição de cabos rompidos no bairro BPS, só puderam ser concluídos na manhã desta sexta-feira (7/1).
Equipes também estão trabalhando no bairro Santos Dumont, onde a erosão do solo causada pelas chuvas gerou desgaste na base dos postes de energia. No bairro Bahamas, um caminhão caçamba colidiu com um poste e também causou danos à rede elétrica.
Grande parte dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido já foram religados. As equipes vão continuar trabalhando de forma ininterrupta até que todos os clientes estejam com o fornecimento normalizado.