A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai comercializar, a partir do início de 2011, energia gerada por meio do biogás, produzido pela decomposição do lixo e composto por metano e gás carbônico. O contrato de compra de energia elétrica incentivada – fonte alternativa – foi assinado nesta terça-feira (26) com o Consórcio Horizonte Asja, grupo italiano líder em seu país na produção de energia por meio de fontes renováveis.
Contratado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o consórcio faz a exploração do gás no aterro sanitário da BR-040, desativado em 2007, no bairro Jardim Filadélfia, região Noroeste da capital. No local, instalou-se a Estação de Aproveitamento de Biogás e uma usina termelétrica, que vai gerar energia utilizando os 21 milhões de toneladas de lixo acumulados em mais de 20 anos.
De acordo com o diretor Comercial da Cemig, Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga, a Empresa vai comprar a energia produzida pela Asja com o objetivo de ofertá-la a seus clientes corporativos, ampliando a gama de opções de seus produtos e, principalmente, oferecendo ao mercado mais uma alternativa de fonte sustentável.
“A energia proveniente desse contrato é uma energia limpa, que tem impacto positivo sobre o meio ambiente”, destaca o diretor. “No processo de geração, há o aproveitamento do biogás produzido pelo lixo do aterro sanitário, que até então representava sérios riscos ao meio ambiente e à população”, explica Bernardo Alvarenga. Pelo acordo firmado, a Cemig receberá anualmente, de 2011 a 2014, 4,9 MW médios, energia suficiente para abastecer todo o município de Diamantina naquele período.
Para o presidente da Asja Brasil, Enrico Roveda, a parceria com a Cemig é o primeiro passo para que aconteçam outras iniciativas de comercialização de “energia verde”. Ele ressalta que a Cemig está participando de um empreendimento pioneiro em que se tem a geração de energia elétrica a partir do lixo, uma vez que é o primeiro em Minas Gerais e o terceiro no Brasil.
Fonte: Agência Minas