Solenidade de Graduação de Empresas 2015 da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) reuniu empreendedores, gestores, parceiros e entidades promotoras da tecnologia e inovação na região e em Minas Gerais. Foram graduadas as empresas CVS Sistemas, Comprovei, ABS Entere Comércio e Tecnologia e DreaMoney Software e Tecnologia. Também foi entregue a premiação de Empresa do Ano para a Comprovei.
O evento aconteceu no Centro Técnico Cultural (CTC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 17 de dezembro. Com a graduação das novas empresas, a incubadora atinge a marca de 36 empresas graduadas em um horizonte de dez anos de história.
O gerente da INCIT, Maurício de Pinho Bitencourt, parabenizou as empresas pelo desempenho e conquista da graduação. “Esse é um momento muito rico de encontro entre os diversos agentes do setor tecnológico e a celebração de mais um ciclo concluído. O sucesso dessas novas empresas são parte do êxito da missão da INCIT em promover o desenvolvimento socioeconômico da região e do setor mineiro. Com o apoio dos nossos parceiros, geramos o crescimento da indústria, que beneficiam toda a comunidade”, contou.
O sócio da ABS Entere, Adelfo Braz Barnabé, agradeceu a parceria com a INCIT e todo o apoio recebido pela equipe durante o período de incubação. “Foi um apoio realmente fundamental para nosso sucesso”, disse. Para o sócio da CVS Sistemas, Cristiano Vieira, a incubadora e os parceiros tiveram um papel fundamental para as conquistas da empresa: “Só temos a agradecer pelo trabalho desenvolvido que permite que os sonhos dos empreendedores se transformem em realidade”.
Já a sócia da DreaMoney, Deborah Brandão, destacou o importante fomento ao desenvolvido do setor da região. “Como empreendedora e representante da Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Retic), agradeço pelas oportunidades e apoio para o amadurecimento das empresas por meio de um ambiente de troca de experiências e orientação”, declarou. E o sócio da Comprovei, Halley Takano, encorajou o apoio cada vez maior a esse sistema de fomento à tecnologia tão importante para o desenvolvimento da região. “Somos realmente gratos pela oportunidade de fazer parte desse programa. Precisamos cada vez mais de apoio porque o corpo gestor da INCIT tem capacidade e potencial para fazer muito mais pelas startups e por Itajubá”, acredita.
A mesa de honra foi composta pelo gerente da INCIT, Maurício de Pinho Bitencourt, pelo pró-reitor de Administração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), José Alberto Ferreira Filho; pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, Rodrigo Sampaio Melo; pela diretora executiva da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe), Patrícia Cristina dos Passos Silva; pelo presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), Renato Nunes; pelo presidente do Centro Regional de Cultura (Cerec) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm), Ronaldo Sales Abranches; pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, Guilherme Garnett; pelo 2º secretário do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), Carlos Rogério de Vasconcelos; e pelo diretor do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), Marcelo José Pirani.
O presidente da RMI, Renato Nunes, enfatizou a importante representação da INCIT no sistema mineiro de incubação. “A INCIT se destaca na rede, sendo responsável nos últimos dois anos por 30% das graduações do sistema mineiro. É realmente fundamental apoiar o potencial que o setor tem: apesar de vivermos esse momento de crise, continua a crescer e gerar emprego e renda”, afirmou.
José Alberto, da Unifei, destacou o papel fundamental da incubadora na cadeia produtiva da região: “A INCIT tem o potencial de transformar o conhecimento e a pesquisa gerados na academia em riqueza para nossa comunidade. É uma indutora do desenvolvimento por meio do fomento à criação de novas empresas”, disse.
Para Carlos Vasconcelos, do SIMMMEI, a INCIT engrandece e valoriza muito a região. “É uma instituição muito importante para o crescimento e geração de empregos no município. Acreditamos no potencial de aproximação da indústria tecnológica e tradicional para o benefício dos dois setores, da comunidade e do cenário socioeconômico atual”, contou. Já Guilherme Garnett, da CDL, falou sobre o importante aquecimento econômico que a incubadora gera no município. “A INCIT gera novas empresas e empregos, atraindo recursos que circularão em todos os setores econômicos da região”, disse.
Ronaldo Abranches, do Cerec/Facesm, falou sobre a importância da parceria para um trabalho sólido de empreendedorismo. “A INCIT completa uma cadeia de desenvolvimento orientando projetos até o mercado. Tem um papel fundamental no apoio de projetos da academia e de programas como a Pré-incubação da Facesm”, explicou. O secretário Rodrigo Melo enfatizou o papel essencial da INCIT em promover a vocação de Itajubá: “Está no DNA da cidade o potencial tecnológico e de inovação. A INCIT é parte fundamental desse dessa sólida aptidão para o desenvolvimento”.
Já para o diretor do PCTI, Marcelo Pirani, a INCIT é o principal fomentador de ambientes de trocas e compartilhamentos que promovem o crescimento do setor. “A incubadora gera empresas que circulam e compõem o parque, estimulando relações de colaboração e compartilhante entre os empreendedores”, disse.
A diretora da FAPEPE, Patrícia Passos, destacou o excelente desempenho da INCIT como agente de fomento à tecnologia, empreendedorismo e inovação. “Os resultados mostram a eficácia e eficiência do trabalho que vem sendo desenvolvido com compromisso e responsabilidade ao desenvolvimento da região. Essa graduação marca mais uma vez o sucesso do objetivo dessa entidade”, afirmou.
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação