O Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH), sediado no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi agraciado no dia 25 de setembro, em Brasília – DF, com o prêmio “Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e Privado” em duas categorias.
Idealizada pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), a premiação tem abrangência nacional e periodicidade anual, estando em sua segunda edição em 2018. Ela foi instituída com a finalidade específica de difundir a importância da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) no Brasil, premiando instituições que, por intermédio de personalidades, profissionais, acadêmicos, autoridades públicas e jornalistas, venham a colaborar com o fortalecimento da atividade e se destaquem na defesa da ética, transparência e legalidade, agindo com profissionalismo, seja em âmbito público ou privado.
O CERPCH recebeu menção honrosa na categoria Jornalismo com a matéria Redes Inteligentes prometem revolucionar o setor elétrico, de autoria da jornalista Adriana Barbosa, assessora de imprensa e responsável pela revista PCH Notícias & SHP News, publicação vinculada ao Centro.
Nessa categoria, a premiação valoriza matéria ou conjunto de matérias de comunicação veiculadas que tenha tido comprovada relevância sobre a importância da atividade e do profissional de RIG no panorama nacional, bem como a inserção da atuação brasileira em cenário mundial.
Além da categoria Jornalismo, o CERPCH foi agraciado com a premiação na categoria Organizações Públicas, que premia instituição pública que, no bojo de sua atuação específica, tenha se destacado para o engrandecimento da atividade de RIG nacionalmente e para o fomento de ética e transparência na relação entre o público e o privado.
O CERPCH foi representado na cerimônia de premiação pelo seu secretário executivo, professor Geraldo Lúcio Tiago Filho, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Unifei, que, durante seu discurso de agradecimento, ressaltou a importância da execução de trabalhos que incentivam a ciência, a pesquisa e a informação de maneira ética e transparente.
A cerimônia de premiação foi realizada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e contou com a participação de diversas autoridades, como ministros de Estado, presidentes de associações e representantes de empresas privadas que também foram agraciadas com a premiação.
* Texto produzido com informações da jornalista Adriana Barbosa, gerente de Comunicação do CERPCH da Unifei.
Fonte: Secom Unifei