O chefe do Cartório da 134ª Zona Eleitoral, Alex Tolêdo, falou nesta sexta-feira (30) com o Conexão Itajubá a fim de responder dúvidas dos cidadãos de Itajubá e região no que diz respeito às Eleições 2016, que irão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos municípios brasileiros.
O cidadãos que forem votar neste domingo, dia 2 de outubro, poderá consular o seu local de votação no site do TRE de Minas ou diretamente no Cartório Eleitoral, que fica na Rua Antônio Simão Mauad 137. Nesta reta final, o Cartório está abrindo todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados entre 12h e 19h. No dia das Eleições o Cartório estará aberto a partir das 7h.
Este ano houve algumas mudanças nos locais de votação. Quem votava na UNIFEI Centro deve se dirigir ao Colégio de Itajubá e as seções eleitorais que antes estava no Colégio João XXIII, na Varginha, agora estão na Escola Estadual Xavier Lisboa. O voto é obrigatório para todos os cidadãos com mais de 18 anos até 70 anos de idade. O voto é facultativo para quem já fez sua inscrição, dos 16 aos 18 anos de idade, para aqueles com mais de 70 anos e também para os analfabetos.
Precisa justificar o voto quem está dentro da faixa etária obrigatória e estiver fora do seu domicílio eleitoral. Para fazer a justificativa o cidadão deve procurar qualquer local de votação, preencher o formulário e apresentar o seu Título de Eleitor junto de um documento de identificação com foto. Quem estiver fora do país terá 30 dias para justificar o voto no Cartório Eleitoral quando voltar.
A entrega de santinhos, carros de som, carreatas e passeatas são permitidos até 22h da véspera das Eleições, 1º de outubro. Os eleitores podem manifestar sua intensão de voto no dia das Eleições, desde que esta seja uma manifestação silenciosa. O eleitor pode fazer uso de bandeira, adesivo e broche.
No que diz respeito a circuitos internos de TV, a orientação é de que os mesmos sejam desligados nas seções, de maneira a assegurar o sigilo do voto. O uso de celulares está vedado. A votação acontecerá entre 8h e 17h (horário de Brasília). Após o horário os cidadãos não poderão mais entrar na seção e quem já estiver na fila receberá senhas.
No dia das Eleições é proibido qualquer tipo de propaganda e o conhecido “derrame” de santinhos em locais próximos a seções eleitorais agora configura crime eleitoral.
No Brasil quem está com condenação criminal transitado e julgado está com direitos políticos suspensos, sendo impedido de votar. Os presos provisórios podem votar se no presídio for instalada uma seção eleitoral. No caso de Itajubá não haverá voto de presos provisórios.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tem preferência nas filas e, caso sua deficiência seja tal que não permita o voto, elas podem contar com alguém para auxiliá-la. Essa pessoa que irá votar junto do cidadão com deficiência deve ser maior de idade, não pode trabalhar para nenhum partido político ou candidato e também não pode trabalhar para a Justiça Eleitoral. Os mesários não podem prestar esse auxílio
No dia das Eleições, a Justiça Eleitoral requisita veículos do município para que as pessoas na Zona Rural possam se deslocar. O transporte é gratuito e obrigatório para o município, sendo que todos os bairros são abrangidos. O transporte irregular de eleitores é crime e o motorista está sujeito a ser preso em flagrante.
Mais informações no Cartório Eleitoral ou pelo telefone (35) 3622 2244.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM