O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – CTCSM realizou duas reuniões de Alinhamento de Estratégias para o Desenvolvimento Municipal do Turismo Sustentável. No dia 28 de fevereiro de 2012, participaram representantes dos municípios de Piranguinho, Piranguçu e São José do Alegre. No dia 29, estiveram presentes associados CTCSM, secretários municipais de Turismo, diretores de Turismo, gestores públicos, membros dos Conselhos Municipais de Turismo, empresários e empreendedores de Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Pedralva e Santa Rita do Sapucaí.
O “Encontro de Alinhamento de Ações CTCSM” teve como objetivo diagnosticar os níveis de desenvolvimento turístico dos municípios integrados à entidade e construir estratégias, de forma participativa, para que todos possam caminhar de forma igualitária, consolidando o turismo sustentável regional.
Coordenado pelo Gestor do CTCSM, Walter Santos de Alvarenga, com a participação do Presidente da entidade, José Maurício Carneiro da Silva, o Encontro debateu como temas principais: 1. Percepções sobre turismo e desenvolvimento regional; 2. Destino Turístico – local e regional; 3. Mapa de Minas / SETUR MG- Segmentação Turística da região Sul de Minas; 4. Segmentação Turística dos municípios; 5. Sustentabilidade; 6. Organização Municipal para o Desenvolvimento Turístico – critérios ICMS Turístico / SETUR MG; 7. Plano CTCSM 2012; 8. Agenda SEBRAE – Programa PAT 2012; 9. Levantamento de demanda de cursos de capacitação e qualificação.
“Os encontros promoveram uma troca rica de experiências entre os participantes, conscientizando-os sobre o papel de cada um no processo de desenvolvimento turístico local e regional. Conseguimos nivelar conhecimentos, divulgar as estratégias das ações do Plano 2012 e a Agenda SEBRAE MG 2012. Estimulamos, em todos os participantes, a visão do Circuito Turístico para os trabalhos que executaremos neste ano: A Cultura do Resultado, promovendo resultados eficientes como exemplos motivacionais de desenvolvimento. Estes encontros acontecerão a cada dois meses, para mantermos contato permanente com os municípios e monitorarmos os resultados”, expressou o Gestor Walter Alvarenga.
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica