Itajubá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Escola, passa a realizar cirurgias cardiovasculares. O acontecimento é inédito na cidade e é também um marco importante para a região e também para Estado de Minas Gerais. Segundo o Secretário Ricardo Zambrana, Itajubá estava com uma fila de 40 pessoas aguardando vaga para realizar o procedimento de Cateterismo em Pouso Alegre. Agora essas pessoas não precisam mais se deslocar até outra cidade.
Nunca se fez Cateterismo pelo SUS na cidade de Itajubá, tampouco aconteceu uma cirurgia cardiovascular. O mesmo vale para avaliação e colocação de marca-passo. Procedimentos de cateterismo estão sendo feitos 40 por mês e Itajubá já estourou sua cota. Dos procedimentos cirúrgicos, o único que não poderá ser feito na cidade é a Cirurgia Cardiovascular Infantil, geralmente feita em Belo Horizonte.
Para marcar algum procedimento o paciente deverá passar primeiro pelo seu médico (particular ou SUS) que fará a indicação. O paciente deverá então levar o documento ao setor responsável do TFD e a Secretaria de Saúde encaminhará o pedido.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM