A cisticercose é uma doença causada pela ingestão acidental dos ovos daTaenia solium, um verme presente na carne do porco. Gustavo Thomazine, coordenador da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, explica que o ciclo normal do verme não representa grande perigo ao homem, mas a ingestão dos seus ovos pode ser um problema bastante sério, principalmente como neurocisticercose.
ATaenia soliumtem uma forma larval que é chamada cisticerco e uma forma adulta chamada tênia. Quando o porco se alimenta de alimento infectado pelos ovos do verme, esses ovos eclodem no estômago e intestino do porco, perfuram a mucosa intestinal, encontram vasos sanguíneos e migram para os tecidos, como músculos, onde se fixam. Neste músculo os ovos formam o cisticerco e quando o porco é abatido, tendo sua carne é preparada, esse cisticerco se preserva, podendo resistir a até 80°C.
Caso a carne não seja cozida adequadamente, quando ela ingerir essa carne estará ingerindo também o cisticerco vivo. Neste caso a pessoa desenvolverá a doença teníase, popularmente chamada solitária. Essa é uma verminose intestinal, de maneira que a tênia começará a roubar os nutrientes que a pessoa consumiria para si. Para esse caso o tratamento é fácil.
O problema acontece quando a pessoa faz o papel do porco, ingerindo os ovos daTaenia soliumao invés da carne contaminada. Quando isso acontece o ovo se desenvolve na região gástrica da pessoa, se desenvolve e o parasita penetra nos tecidos da pessoa, sendo que o pior caso é a neurocisticercose, ou seja, quando parasita se instala nos tecidos nervosos da pessoa, causando danos encefálicos.
As cefaleias são o principal sintoma da doença. Muitas vezes o parasita chega a morrer, contudo há uma resposta inflamatória tentando remover aquele corpo estranho do organismo.
Quando a doença acontece na forma intestinal, a tênia possui anéis cheios de ovos e conforme o animal defeca esses ovos são eliminados junto com esses anéis no ambiente, contaminando o mesmo. O homem contaminado com a teníase também elimina esse material, que é abundante no solo.
É por conta disso que quando se fala em cisticercose a garantia de um saneamento básico adequado é imperativa para a prevenção da doença. Na teníase, a prevenção se dá no preparo da carne.
Mais informações e contato com a EEWB através do telefone (35) 3622 0930 ou pelo site www.eewb.br.


Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM