Pela internet essa semana, me deparei com um comparativo interessante: O Civic Si contra o Golf GTI para decidir qual deles era o melhor esportivo a venda no Brasil. Não que o comparativo não tenha me agradado, mas acho q faltou um pouco de objetivo, então, já que a coluna esta a minha disposição, por que não fazer a minha avaliação?
Ambos novos tem preço parecido, assim como potências perecidas, tendo o Golf, 1cv de vantagem (193 contra 192 do Civic), entretanto, é 20kg mais pesado que o Civic, resultando em pior relação peso/potência.
Os caminhos para a obtenção da potência pelos dois carros seguem tendências totalmente diferentes. O Golf tem o moderno, e já conhecido propulsor de 1,8 litro com duplo comando de válvulas e cinco válvulas por cilindro turboalimentado vindo do próprio Golf GTI, Audi A3 e TT (antigos) e do recém chegado Polo GTI, com potência variando de 150 a 220 cv entre esses carros aproximadamente. Fica nos 193 ditos antes para esse Golf. Já o Civic usa um motor novo, proveniente da serie K da Honda, com 2 litros e quatro válvulas por cilindro, usa o consagrado sistema VTEC para variação dos perfis de comando de válvulas, com a diferença de neste Civic, ele variar os perfis tanto de admissão como de escape, ao invés de variar apenas a admissão como no restante da linha Honda vendida aqui. Para quem busca um motor mais avançado em termos de tecnologia e esportividade o Civic certamente é a melhor escolha, seu motor após 6000 rpm (rotação onde a maioria dos carros esta chegando ao fim do conta giros) ganha fôlego novo até atingir potência máxima a 7800 rpm e gerando som agradabilíssimo, digno de uma moto de grande cilindrada. Por causa do sistema de variação do comando de valvulas, possui bom torque em baixas e medias rotações. Fato importante referente a mecânica do Civic é o fato de ele vir equipado com câmbio de seis marchas de relações mais curtas, ideal para uso esportivo.
No Golf, o motor compensa em potencia, ao adotar a turboalimentação. Mais “torcudo” que o Civic, tem todo o torque de 25 Kgfm disponível a apenas 1950 rpm, o que torna o Golf mais suave de ser dirigido (No Civic o torque de 20Kgfm aparece somente a 6000rpm), não necessitando de muitas trocas de marcha.
No quesito suspensão, os carros seguem padrões diferentes, tendo em comum apenas o uso de suspensão tipo McPherson na dianteira. Na traseira o Golf usa um sistema semi-independente: o eixo de torção (não que este seja ruim, só não é o ideal para um carro com proposta esportiva). Diferentemente do Golf, o Civic tem na traseira um sistema independente de braços sobrepostos. Ambos têm barras estabilizadoras dianteiras e traseiras.
Em relação aos freios, nova vantagem para o Civic, oferecendo um conjunto de maior diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira o que resulta em maior poder de frenagem e resistência a fading (superaquecimento com uso excessivo). Ambos possuem freios a disco nas quatro rodas.
Em interior os carros são bastante completos com vantagem para o Golf por oferecer mais itens de conveniência, além de um teto solar (coisa que o Civic VTi de 1992 já oferecia por aqui). O Civic se destaca pelos bancos com grande apoio lombar, ideal para a pretensão esportiva do carro. Outro aspecto é a segurança, onde o Golf de novo leva vantagem por ter além do air bag frontal, air bags laterais além de cortinas infláveis. No Civic só há air bags frontais, sem opção para adquirir os outros.
Mesmo assim meu veredicto não pode ser outro senão dar o Civic como vencedor da disputa, apesar da menor potência, menor torque e de não possuir os itens do Golf. O motivo é apenas um: O comparativo aqui foi para decidir o melhor esportivo e nesse aspecto, o Civic é indiscutivelmente o vencedor. Afinal de contas para quem gosta de esportividade mesmo; motor, suspensão e ronco (sim, afinal quem não gosta de ouvir as Ferraris?) são itens que contam muito mais. Mais esportivo que um Golf comum, o GTI segue uma linha onde o conforto é levado mais em consideração. Se fosse um comparativo comum, ele sairia vencedor, mas hoje, não.