O índice de empregos temporários no final do ano cresce em grande escala. A proximidade das festas natalinas na economia não significa somente um aumento dos gastos no comércio. Para quem quer garantir uma renda extra, a época é ideal para conseguir um trabalho temporário. Para conseguir uma das vagas que o mercado de trabalho oferece, Cláudia Andrade dá dicas e orienta quem tem intenção de ser efetivado.
A primeira coisa para conseguir a vaga é garantir um bom currículo, e isso não significa um testamento de várias páginas, nesse caso menos é mais. É preciso que o documento seja claro e objetivo, contendo o contato e evitando os excessos e mentiras. Na hora da entrevista, demonstrar interesse e se mostrar carismático é essencial. A vaga pode ser temporária, mas bons empregados são lembrados.
Durante a entrevista, dependendo do teor da conversa, não vale perguntar o salário. O mais indicado é se informar com quem já trabalha na empresa, de maneira discreta, e se mostrar informado, de maneira que caso seja perguntada a pretensão salarial, a pessoa não diga um valor discrepante. Antes de ir para a entrevista é sempre importante conhecer a empresa e seus ideias.
Apareça bem vestido. Não é preciso ir para a entrevista com roupas de marca, mas uma roupa séria, limpa e passada já passa a formalidade necessária. Para os homens é sempre bom fazer a barba e as mulheres devem prender o cabelo. O mais importante, no entanto, é a conversa. Essa é a oportunidade que o candidato tem de se vender como se ele próprio fosse um produto.
Uma vez conquistada a oportunidade é preciso tomar muito cuidado com o próprio comportamento. Se for para tomar a vaga apenas pelo dinheiro e trabalhar com má vontade é melhor nem mesmo procurar. As lojas se conversam. “Esse tipo de atitude apenas queimaria o seu filme”, comenta Cláudia.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM