A Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) tem dentro dos seus objetivos e na sua missão a educação, não apenas no nível superior, mas também no nível fundamental e médio. Segundo o presidente da instituição e vice-reitor do Centro Universitário, professor Erwin Rolf Madison Júnior, é a isso que a FEPI se propõe e que hoje se realiza através do Colégio FEPI, que conta com Ensino Fundamental e Médio, e do Centro Universitário, que oferece 17 cursos de ensino superior e cursos de pós-graduação.
Uma das maiores conquistas da instituição, sob a gestão do vice-reitor Erwin, foi o curso de Direito, que era um sonho transformado em realidade e hoje tem como resultado uma grande procura por candidatos devido à sua excelente qualidade. Na avaliação do professor o Colégio FEPI trilha o mesmo caminho.
Ele explica que a FEPI trabalha com planejamento estratégico, que vai desde a criança aos dois anos de idade até o doutorado, no entanto isso precisa ser realizado com responsabilidade de maneira que não influencie nos resultados econômicos e financeiros da instituição. O Colégio FEPI sempre foi idealizado em complemento ao Centro Universitário e cresce a cada ano.
Com uma ideologia educacional talhada em sua essência a FEPI tem mantido cursos de licenciatura mesmo quando os mesmos não são compensadores financeiramente. Esse intuito é como uma marca da instituição que trabalha sempre sobre as premissas se qualidade, honestidade e seriedade.
O maior desafio de 2015 foi enfrentar essa turbulência pela qual o Brasil passa. A primeira surpresa foi a mudança radical anunciada pelo Governo no final de 2014 para o FIES e alguns posicionamentos também do Governo em que a culpa do FIES passou a ser das instituições. A FEPI se opôs a essas afirmações, enfrentando de maneira organizada a situação.
A FEPI fecha o ano concluindo obras propostas em 2014 e 2015, com obras já previstas para 2016 e que dizem respeito à melhoria do ensino. O edital para o processo seletivo de verão já está sendo organizado para realização ainda em janeiro.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM