O 56º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itajubá, é o primeiro do Sul de Minas com rede de rádio totalmente digitalizada e, no Estado registrou o terceiro menor índice de criminalidade violenta entre janeiro e abril.
O projeto do rádio digital foi possível Por uma emenda do deputado estadual Ulysses Gomes ao Orçamento do Estado, no valor de R$ 1,18 milhão, beneficiando 15 municípios. O novo sistema foi entregue simbolicamente nesta segunda-feira (10), às 11h, durante solenidade na sede do batalhão.
De acordo com dados do Centro Integrado de Informações de Defesa Social da Polícia Militar, o número de crimes violentos praticados na sede e nas 14 frações destacadas do batalhão durante os primeiros quatro meses de 2019 ficou 34,8% abaixo da meta para o período. Apenas as unidades sediadas em São Francisco (Norte de Minas) e São Lourenço (Sul) tiveram índices inferiores.
“O verdadeiro resultado não é a estatística, e sim a vida. Promovê-la, protegê-la e melhorá-la são os principais objetivos do nosso trabalho parlamentar, que, na região de Itajubá, tem como grande parceira a Polícia Militar. Juntos, conseguimos esse investimento que torna ainda melhor a ótima atuação do batalhão comandado pelo tenente-coronel André Coli”, ressalta Ulysses Gomes.
Segundo o comando do 56º BPM, a tecnologia da rede digital torna o trabalho do policial militar mais seguro e eficiente. A PMMG considera o sistema 100% confiável, pois a transmissão é criptografada, sem risco de interceptação. O novo sinal de rádio tem alcance, em média, cinco vezes maior que o antigo, além de melhor qualidade de som, agora limpo, sem ruídos.
A ampliação do alcance reduziu a necessidade de policiais em bases estratégicas, liberando grande parte do efetivo para o patrulhamento de vias públicas. Também integram o batalhão: Brazópolis, Consolação, Cristina, Delfim Moreira, Gonçalves Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí Mirim e Wenceslau Braz.
Viatura para Itajubá
Na solenidade desta segunda-feira, Itajubá recebeu também uma viatura policial decorrente de emenda do deputado federal Odair Cunha ao Orçamento da União. O trabalho em parceria de Odair e Ulysses contemplou outros cinco municípios do Sul e Sudoeste de Minas com veículos destinados ao patrulhamento ostensivo.