O Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente-Coronel Gilberto da Cás, faz um balanço das atividades do batalhão em 2014. Neste ano foram incorporados 159 recrutas e mais 20 alunos do NPOR, sendo formados soldados e adestrados de maneira a poderem agir tanto individualmente quanto em equipe, nas suas especializações aprendidas.
Segundo o comandante, a operação mais importante desencadeada em todo ano foi a Operação Copa. Apesar de o 4º BECmb não ter feito a segurança geral do evento, ele participou efetivamente enviando um efetivo para participar junto às centrais de controle em Belo Horizonte. Daqui o batalhão pode agir de maneira que o efetivo que estava concentrado no local do evento pudesse agir dando o seu melhor. Não foi necessário, mas o batalhão estava preparado para agir se chamado.
A reativação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR foi uma grande conquista e como toda escola é o mais importante da unidade. O 4º BECmb valoriza muito o núcleo, pois ele formará novos líderes responsáveis pela formação dos futuros soldados. Mesmo que os membros não fiquem no exército, o NPOR presta esse aprendizado de civismo e patriotismo tão importante para a formação do cidadão.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM