Começa nesta semana a VI Semana do Aleitamento Materno, promovida pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB). O tema é “O apoio contínuo, próximo e oportuno ao aleitamento materno” e a razão é que as mulheres que amamentam se sentem muito fragilizadas, principalmente no início deste período até o 6º mês de vida do bebê.
Patrícia Mônica Ribeiro, professora de Saúde Coletiva com ênfase na saúde da mulher, da EEWB explica que essa semana será tratado o apoio não só dos profissionais, mas também de mulheres que já amamentaram e podem passar essa experiência.
O acompanhamento de Pré-Natal é importantíssimo e nesse período são oferecidos à mulher, além de consultas médicas, a questão dos cursos para gestantes, onde são retiradas dúvidas comuns nessa nova etapa da vida e que dizem respeito à própria gestação, ao desenvolvimento do bebê e principalmente em relação ao aleitamento materno.
A EEWB possui um Núcleo de Assistência à Mulher, onde presta essa orientação às mulheres e dá apoio para que ela se sinta bem e tranquila para poder ter condições de amamentar o seu bebê. Não há custos para a orientação e qualquer mãe pode participar.
O apoio precisa ser próximo, pois envolve o apoio da família em tranquilizar a mãe que passou por uma situação muito estressante na hora do parto. O recomendado é que o bebê seja amamentado apenas com leite materno até o 6º mês de vida e até o 3º mês é um período de adaptação com mamadas com mais e menos leite, explica a professora.
O álcool, o cigarro e a droga influenciam negativamente na amamentação. O prejuízo que já era grande na gestação pelo uso de drogas, torna-se ainda maior na hora da amamentação e por isso é tão importante o acompanhamento da mãe para que ela não use drogas durante a gestação e amamentação, já que, dependendo do tipo de droga, é possível que o tóxico é passado ao bebê.
A VI Semana do Aleitamento Materno começa nos dias 28, 29 e 30 de agosto, sendo que amanhã a noite é a abertura do evento com duas palestras. Na quinta-feira (29), os trabalhos se iniciam às 8h com uma Oficina de Estudo Clínico em Amamentação e, no período da tarde, acontece uma palestra sobre patologias que podem acometer o recém-nascido.
Na sexta-feira (30) os alunos das ligas acadêmicos vai trabalhar o tema “Aleitamento Materno” na parte da manhã, na Praça Theodomiro Santiago para toda a comunidade. No período da tarde acontece o encerramento. O evento é aberto ao público e voltado aos acadêmicos no Centro de Atendimento da Escola.
Mais informações no sitewww.eewb.br.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM