Foram três dias de palestras, encontros técnicos e muito trabalho, avaliados pelos membros da Missão Técnica do Paraná como positivos, cumprindo o objetivo de benchmarking e aquisição de conhecimentos, que serão multiplicados pelos participantes da Missão, composta por lideranças das 10 regiões turísticas do Paraná, englobando praticamente todos os municípios do Estado, e por profissionais de Turismo do SEBRAE e da Secretaria de Estado de Turismo do Paraná.
A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo e do SEBRAE Paraná. “Temos o Estado de Minas Gerais como uma referência no Programa de Regionalização do Turismo. O trabalho que o SEBRAE Paraná realiza em parceria com o SEBRAE Minas foi determinante para a escolha do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas como destino desta Missão Técnica”, falou o Coordenador do Programa Estadual de Turismo do SEBRAE Paraná, Aldo Cesar Carvalho.
No primeiro dia de trabalho, 21 de novembro, a comitiva foi recepcionada pelo Presidente do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – CTCSM, José Maurício Carneiro da Silva, pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Itajubá, Fábia Izidoro e pela Diretora de Turismo, Cássia Almeida. Na ocasião, os participantes da Missão Técnica receberam informações sobre a cidade sede do Circuito Turístico e sobre as ações da Prefeitura Municipal para alavancar o desenvolvimento sustentável do turismo na cidade e região.
No mesmo dia, no período da tarde, a comitiva participou da apresentação do SEBRAE Minas, realizada pela Técnica do SEBRAE Microrregional Itajubá, Elaine Rezende, que contou sobre a trajetória e a história escrita pela parceria SEBRAE e CTCSM na construção de um turismo e de uma gestão turística organizada, estruturada e sustentável, desde o início da criação do Circuito Turístico até hoje, com o CTCSM às vésperas de completar 10 anos.
“A parceria do SEBRAE Minas e o CTCSM é forte e representativa. Existe uma relação consolidada e de confiança. O SEBRAE investe, propõe, orienta e constrói as diretrizes, mas tudo acontece porque o Circuito Turístico se empenha na realização das ações, nas iniciativas de sensibilização e mobilização, motivando os atores do turismo regional na efetivação dos projetos”, expressou Elaine Rezende, Técnica do SEBRAE Itajubá.
Elaine Rezende destacou também o projeto que atualmente está sendo desenvolvido pelos parceiros, denominado “Produção Associada ao Turismo nos Caminhos do Sul de Minas” – PAT. Apontou como o projeto impactará na evolução do CTCSM para se tornar um produto mineiro preparado e atrativo para os turistas, tendo foco no que é produzido pelos 11 municípios e associados que integram o Circuito Turístico, bem como na demanda turística de outros Estados brasileiros.
Para o Coordenador do Programa Estadual de Turismo do SEBRAE Paraná: “Foram três dias maravilhosos, de muito trabalho e aquisição de conhecimentos. A avaliação dos participantes foi surpreendente e além das nossas expectativas. O atendimento e a dedicação das pessoas surpreenderam a todos nós, pela exclusividade e hospitalidade que nos foi dedicada neste período. Saímos com um grau de satisfação elevadíssimo, estabelecendo uma aliança forte entre os dois Estados e com a idéia de trazer uma Missão Empresarial para a região do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas”.
Ao final da tarde, a Missão Técnica realizou um city tour pelo município de Itajubá.
No dia 22 de novembro, a Missão Técnica do Paraná iniciou os trabalhos com uma palestra do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. Tiveram conhecimento sobre a história da entidade, as principais ações realizadas, com ênfase nos projetos estruturadores elencados no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo 2011-2014. Também foi apresentada a estrutura administrativa da entidade, a dinâmica de atuação de cada profissional e o trabalho voluntário e dedicado dos membros da Diretoria Administrativa. No período da tarde a comitiva realizou uma visita técnica ao município de Delfim Moreira, conhecendo o Antigo Mosteiro de Serra Clara, a Cervejaria Kraemerfass e o Museu do Município, na antiga Estação Ferroviária recém-restaurada.
Na quarta, 23, último dia da Missão Técnica, a comitiva dirigiu-se à cidade de Cristina, onde participou de uma palestra da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR MG, representada por sua Superintendente de Políticas do Turismo, Jussara Maria Rocha. Ela esclareceu aos paranaenses a Política Pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais e o ICMS Turístico aplicado no Estado. Depois da palestra, a comitiva visitou a Fazenda Santo Antônio, parte do roteiro específico sobre os cafés especiais produzidos no município.
Para a Superintendente de Políticas do Turismo de Minas Gerais: “A troca é muito produtiva e necessária. Se o Estado do Paraná enxergou na Política Pública mineira uma possibilidade de referência para provocar transformações ou para causar estímulos a sua própria Política, ficamos muito felizes”.
Sobre a escolha do CTCSM para receber a Missão, Jussara Rocha declarou: “Eu fico muito feliz com esta escolha, pois mostramos que a Política de Regionalização do Estado de Minas Gerais busca resultados, gera protagonismo e profissionalização, não só nos destinos tradicionais e consolidados. As regiões de Minas, como a do Caminhos do Sul de Minas, estão mostrando que conseguem caminhar com uma gestão de excelência, com a busca de parceiros e de soluções para atender suas necessidades, e o Estado se orgulha por isto”.
Para Caren Santos, Coordenadora de Planejamento Turístico da Secretaria de Estado de Turismo do Estado do Paraná e interlocutora do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo no Paraná, a Missão Técnica para o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas foi muito positiva e surpreendente. “A transparência do Circuito Turístico, a articulação e integração com os municípios e empresários me impressionou muito. A transparência na exposição dos problemas, desafios e soluções, foi uma troca positiva que nos orientará nas nossas ações. Nós realmente participamos da dinâmica da entidade e ganhamos novo fôlego para trabalhar. O maior ganho da Missão foi a troca e a conversa com todos”.
Caren Santos apontou como destaque: “Levamos, tanto pessoal como institucionalmente, muitas experiências para serem aplicadas no Paraná. Destacamos o trabalho profissional extremamente alinhado com a Política Pública mineira, onde as coisas acontecem com uma finalidade, com foco e uma estrutura pensada para o desenvolvimento das ações. Também nos chamou atenção o trabalho próximo com os municípios, enquanto instância de governança de turismo, e a estrutura profissional da entidade. Estas são questões que precisamos aprimorar no nosso Estado. No setor empresarial, vimos já desenvolvido o trabalho de recepção turística e o posicionamento de mercado, que também levamos para implementar nos nossos empreendimentos”.
Os aspectos positivos da Missão Técnica foram percebidos por todos os participantes, como expressa Diego Menão, representante de região Norte do Paraná, Diretor Executivo do Londrina Convention & Visitors Bureau, órgão composto por empresários e que atua na captação de eventos para estimular e induzir o turismo: “Vir ao CTCSM foi uma grande oportunidade de colher boas práticas de gestão. Nós nos surpreendemos com a qualidade do que está sendo feito. Viemos com um olhar de profissionais que vivem do turismo e não de turistas, isto fez com que tivéssemos um olhar mais apurado sobre a dinâmica que está sendo desenvolvida no Sul de Minas, com o objetivo de aplicar essas boas práticas no Paraná. Saímos com uma bagagem imensa de questões que foram trabalhadas de forma muito criteriosa e profissional por parte das pessoas que estiveram envolvidas, o que mostra que o CTCSM sem dúvida é referência para o Brasil no que diz respeito à gestão, à governança, ao envolvimento dos diversos atores que o turismo contempla, o que é muito difícil. Foi uma troca de conhecimentos muito positiva”.
Para o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas receber a Missão Técnica paranaense foi gratificante, coroando os 10 anos de existência do CTCSM, a serem completados em 13 de dezembro deste ano, e aumenta a responsabilidade da entidade na promoção de melhores práticas de gestão para o desenvolvimento sustentável e integrado do turismo regional.
“Foi muito positivo o retorno que tivemos dos participantes e a experiência de rever a trajetória do nosso Circuito Turístico nesses 10 anos de sua existência. Vemos o envolvimento do poder público na sua organização para o desenvolvimento turístico no município; o interesse dos empresários em busca de melhorias, não só nas suas atividades específicas, mas também para suas localidades e região. Foi um exercício de reflexão. Muito gratificante sermos escolhidos para esta ação de benchmarking do Paraná. Surpreendente a percepção da comitiva quanto ao modo diferente e inovador do CTCSM de interpretar as mesmas diretrizes da Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais. Fica o desafio de sermos ainda melhores em tudo que fazemos em prol do turismo”, declararam o Presidente do CTCSM, José Maurício Carneiro da Silva, e o Gestor da entidade, Walter Santos de Alvarenga.
A Missão Técnica foi operacionalizada pela empresa itajubense Lume Consultoria, contratada pelo SEBRAE Paraná. O roteiro idealizado e conduzido pela Primata Turismo & Aventura, agência receptiva associada ao CTCSM. As ações, dinâmicas e resultados desta Missão foram relatados aos associados e membros do Conselho Administrativo do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas em reunião realizada dia 24, no município de Cristina, e validados por todos os presentes
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica