Entre várias opções, apresentamos para você uma bem interessante: fazer um intercâmbio pela AIESEC. Somente esse ano, mais de 450 brasileiros viajaram com a AIESEC. Mais do que trabalhar no exterior, na AIESEC é possível ter um estágio na sua área de atuação do mercado (ou em outra área que escolher) ou fazer trabalho voluntário e ainda viver a diversidade cultural propiciada por uma experiência como essa.
Mas o que é preciso fazer antes de agendar sua viagem? Listamos os passos aqui:
Passo 1 – Procure o escritório local mais próximo
O primeiro passo é procurar a AIESEC mais perto de você. Somos hoje a maior organização estudantil do mundo e, no Brasil, são 33 escritórios presentes no Twitter e no Facebook.
Passo 2 – Verifique quais os tipos de programas de intercâmbio oferecidos
Quem acompanha nosso blog fica por dentro dos programas de seleção para intercâmbio que são abertos constantemente. São diversas opções que priorizam juntamente com o crescimento profissional, o desenvolvimento de liderança, resiliência, olhar multicultural, iniciativa, dentre outros. Os programas podem ser remunerados, voluntários ou possuírem alguma ajuda de custo e é possível trabalhar em áreas como Gestão, Tecnologia da Informação, Cultura, Saúde, Comunicação e muitas outras!
Importante!Caso não exista nenhuma vaga disponível no momento, aproveite para deixar seu nome no banco de dados do escritório.
Passo 3 – Processo seletivo na AIESEC: prepare-se para entrevista e revise seu currículo
Depois de realizar a inscrição no programa de intercâmbio, seu currículo será avaliado e você poderá ser chamado para uma entrevista no escritório da AIESEC, a fim de avaliar seu perfil. Para a maioria dos processos seletivos, é desejável ter nível intermediário ou avançado de alguma língua, geralmente inglês ou espanhol – outras línguas como alemão e francês também diferenciais. Dependendo das vagas, o nível exigido é o avançado. Nessa parte, você a aiesec tem uma taxa de serviço que é paga após a seleção (na assinatura de contrato com intercambista).
Passo 4 – Receba vagas que se relacionam com o seu perfil
Depois de ser selecionado a AIESEC disponibilizará quais vagas se encaixam com seu perfil. Isso significa que você vai receber uma série de oportunidades de trabalho no exterior, podendo filtrar por duração, descrição de funções, entre outras – se encaixando dentro dos padrões e restrições do programa que você se inscreveu. Para as vagas que você mais gostar, basta se inscrever – essa fase é bem parecida com a busca de empregos, pois seu currículo vai diretamente para o RH das empresas/ONGs/Projetos que você enviar.
Não se preocupe, pois durante todo o processo, a equipe da AIESEC vai auxiliar você a encontrar sua vaga, dar dicas, etc.
Passo 5 – Seja selecionado pela empresa ou ONG que vai te receber
Depois de enviar seu currículo para a empresa desejada, resta aguardar ser chamado para o processo seletivo da vaga. Em alguns casos você fará uma entrevista com o profissional de RH da empresa via Skype. E, se tudo der certo, você será selecionado!
Passo 6 – Hora de preparar as malas
Como explicamos, o único custo que você terá com a AIESEC é o pagamento de uma taxa para manutenção. Fora isso, os demais custos você paga diretamente, como as passagens, passaporte e seguro viagem.
Gostou? Se só faltar convencer seus pais. Então leia nosso próximo artigo“Mãe, posso fazer intercâmbio?”
Para saber outras informações sobre a AIESEC e se inscrever para fazer intercâmbio acesse:www.aiesec.org.br