Sala de aula: a maneira de ser de cada um, alunos e professores.
O espaço reservado para o professor e seus alunos, geralmente é um espaço limitado, onde são colocadas cadeiras e carteiras em uma determinada ordem e com espaços ainda mais limitados.
Eu não entendo porque até hoje, os alunos tem que permanecer em cadeiras com assentos duros por 4 horas e incômodas e sem estruturas anatômicas.
Mas deixemos para lá… o que importa é tentarmos entender o porquê de certos comportamentos dentro de uma sala de aula.
Em um de meus artigos, LATERALIDADE, eu mostro a importância da definição de nossa lateralidade e coloco claro que quando existe o cruzamento com os olhos, a possibilidade de comportamento alterado é muito grande…
Se tivéssemos condições de reajustar na infância, claro que as chances de um mal comportamento seria evitado. Quantos transtornos deixariam de existir. Quantos amariam a matemática e saberiam adaptá la a uma melhor qualidade de vida.
Vem também com a lateralidade, os temperamentos, as angústias, as tristeza, as depressões, os estresses, os desajustes sociais… e a classe se expande em diversidades de culturas, de saberes e desprazeres.
Na minha opinião, a palavra * respeito* breve deverá desaparecer do nosso dicionário; pois sumiu do dia a dia. Está firme no dicionário , mas não existe mais o respeito mútuo… o respeito pela vida, pelos animais, pelos idosos, pelos pais, por professores, aos amigos e até por si mesmo.
Ainda bem que a porcentagem de desrespeito não atinge a 100 %, mas já está ficando difícil o controle dentro de uma sala de aula.
Alunos agem como se a sala estivesse sem uma direção, como se o professor não estivesse em sala de aula. Falam quando querem, tiram a atenção dos colegas e colocam a autoridade do mestre em dúvida…
Por trás der cada comportamento existe uma realidade, crianças que convivem em ambientes sem qualidade de vida. Estão, sujeitas constantemente a perigos, ameaças, pobreza, desnutrição, desamor etc… e transferem suas revoltas, à colegas e mestres ,quando em salas de aulas. Podem ter vários tipos de reações como: desrespeitosos, desinteressados, desatentos, provocantes, ou podem ficar inertes, alheios, apáticos, silenciosos, tristes, acomodados e indiferentes.Ambos sem dúvida, trazem desconforto; para eles e para a sociedade,onde convivem.
Quais as atitudes do professor, com esses alunos?
– Firmeza, segurança, justiça, conhecimento, criatividade e muito amor.
Temos nas Inteligências Múltiplas, uma grande colaboração para resolvermos certos *tipos*de comportamentos como:
– Verificando a aptidão de cada um…
– Separá-los em grupos, como artes, jogos, teatros …
– Criar um movimento para interagir as aptidões.
Ex: futebol Meninos / meninas
Meninos/meninos
Meninas/meninas
(Basquete – peças teatrais – corais – danças – jograis – pinturas – contos – palestras…)
A interação entre professores e alunos será de grande valia, mas vai depender dos professores, tomarem as iniciativas. Só eles terão condições de formatarem um programa de interação, usando como recursos as habilidades dos alunos.
Não será fácil, mas os resultados sem dúvida serão grandiosos. O rendimento escolar será visível, o emocional será equilibrado e o comportamento será fantástico.
Tudo dependerá da eficiência , do interesse, da vontade, da criatividade e da ousadia… de cada professor, aliás, de cada Mestre.
O Mestre hoje encontra também a palavra do dia, bullying… ele está ficando preso a diretrizes e sem poder exercer sua autoridade e sua autonomia.
Como ministrar uma aula, tendo que interromper a todo instante e muitas vezes não poder dar continuidade aos seus conteúdos, os quais foram preparados em horas extras; independendo do desrespeito que poderá surgir ou não, a cada aula.
Mas também existe o desrespeito pelo aluno… Repito, o Mestre para ser Mestre… tem que nascer Mestre.
O que poderemos fazer? Professores e alunos.
Mestres, vamos chegar mais perto de nossos alunos. Vamos enxergá- los como desejariam ser vistos; com seus direitos, com seus defeitos e com suas obrigações.
Alunos… o que procuram? Procuram se encontrar, procuram entender o porquê das coisas, o porquê da vida, as ausências, as faltas, as tristezas e o desamor?
Eles na rebeldia do dia a dia, só querem aparecer; querem mostrar que estão em evidencia… querem ser olhados.
Mestre… missão quase possível.
É uma missão sem dúvida, muito difícil, principalmente nos dias de hoje, para ser Mestre, além de ter que nascer Mestre; temos que fazer a diferença.
Alunos … realização quase impossível??????
*NÃO*! Na vida, nada se perde… tudo se transforma. Ainda bem.
Se cada um fizer a sua parte, todos se encontrarão num final feliz. Mestres e Alunos.
O melhor de tudo isso é que temos a população de alunos respeitosos, alegres, estudiosos, tranquilos e amigos. E com eles, Mestres incríveis!!! Maravilhosos! Divinos.
Lembro de cada Mestre que tive. E tenho certeza que sou um pouquinho de cada um; nas suas habilidades e nas diversidades .
Dos aprendizados que adquiri até hoje, um para mim é de fundamental importância e procuro usar nos cursos que ministro, a *dinâmica*.
Toda aula ou palestra, tem que ter doses de dinâmicas. Aulas alegres, expositivas, preparadas e devem estar nas metas dos professores. Lembro e arrepio quando lembro de *certas* aulas… decoradas, não fixadas, mal dadas etc…
Enquanto aluna, nunca tive colegas que merecessem, hoje, a classificação de desrespeitosos. Incrível como era bom estudar.
Pais… vamos enxergar os filhos para que eles não necessitem de mostrar ao mundo suas aflições. Vamos transformar os nossos comportamentos para que possamos mudar os de nossos filhos. Eles são reflexos do que fomos e do que somos e eles o de que eles serão algum dia…
Mudar é transformar, portanto vamos tentar modificar as nossas ações e deixar a Vigilância dos Sentidos invadir a nossa vida. Tudo, sem dúvida, se transformará.
Mestres, não desistam… a colheita, depende das sementes.
Alunos, desistam das incertezas da vida… deixem a semente germinar para que a colheita seja coroada de sucessos.
A mudança de comportamento, vem de dentro para fora e sem dúvida, é muito difícil MUDAR. As diretrizes são sempre estabelecidas, mas elas devem ser utilizadas com muita sabedoria e também em doses eficazes, para que resultados positivos tornem a realidade mais atingível.
Quando o conhecimento do fator que envolve determinado comportamento,é detectado, o mestre estará melhor preparado para orientar e transformar sonho em realidade.
Já se foi o tempo, quando o professor entrava na sala de aula, os alunos se levantavam em sinal de respeito e de admiração. E isso foi até na faculdade … parece brincadeira, mas não é, cresci acreditando em professores e respeitando os… que tempos bons!!!!!!!!!!
* ALUNO…aprenda a se levantar quando o professor adentrar na sala.
MESTRE… seja merecedor desse *levantar*.
PAIS… saibam ser pais.
*A FERRAMENTA MAIOR ESTÁ COM QUEM USA A SABEDORIA*
*Se desejar informação sobre o Método e Material didático,envie o seu e-mail e terei prazer em responder. Obrigada Gilza.*