A concessão instantânea de pensão, implementada pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estado de Minas Gerais (Ipsemg), no final de dezembro de 2010, já corresponde a 63% das pensões concedidas para as categorias cônjuges e filhos menores de 21 anos de funcionários aposentados do Poder Executivo, que recebiam proventos pelo Sistema de Administração de Pessoal do Estado (Sisap).
A implantação da concessão automática de pensões reduz em 36% o tempo e em 45% os recursos financeiros utilizados com pessoal na análise e tramitação dos processos de pensões simples (que não necessitam da realização de estudo socioeconômico e de perícia médica). Além disso, a simplificação e a facilidade do processo traz maior segurança para os servidores na realização do cálculo do benefício e na descrição da sua fundamentação legal.
Ágil e seguro
Esse é o resultado do trabalho do grupo de cinco servidores do Ipsemg, que desenvolveu uma ferramenta informatizada que permite conceder as pensões instantaneamente. O grupo foi o vencedor da Categoria 1 – “Experiências e iniciativas de sucesso implementadas ou em processo de implementação com suporte técnico/financeiro”, do 5º Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais / 2010. O título do trabalho é “Concessão instantânea de pensão: uma forma de conceder benefícios com celeridade e segurança, proporcionando satisfação e tranquilidade a dependentes de servidores falecidos do Estado de Minas Gerais”.
Com essa ferramenta, o Ipsemg passou a informar aos dependentes dos servidores, no instante do atendimento, o valor da pensão e o dia do pagamento, proporcionando celeridade, segurança e impessoalidade, bem como satisfação aos beneficiários. Após a digitação da matrícula do falecido, o próprio sistema processa automaticamente todas as rotinas da concessão instantânea de pensão.
O Ipsemg pretende ampliar ainda mais os serviços este ano, com a implementação de melhorias nos sistemas para estender a concessão instantânea de pensão para todos os ex-segurados do Poder Executivo e os vinculados aos outros poderes, possibilitando que todas as pensões para as categorias de cônjuges e filhos menores de 21 anos sejam concedidas instantaneamente.
O prêmio
O Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais foi criado pelo Governo de Minas com o objetivo de estimular a implantação de iniciativas em gestão pública estadual que promovam melhorias na prestação de serviços públicos, além de valorizar os servidores públicos.
As inscrições para a sexta edição do prêmio estão abertas até o dia 5 de setembro de 2011 e, desta vez, os estagiários da administração estadual também podem participar, contribuindo com ideias e projetos inovadores. Os trabalhos podem ser apresentados individualmente ou em grupo.
Mais informações pelo telefone (31) 3915-0394 ou pelo e-mail[email protected]
Fonte: Agência Minas