Porto Príncipe, Haiti – Em mais um passo realizado para tornar realidade o projeto da construção da Usina Hidrelétrica de Artibonite, foi firmado, no último dia 23 de Novembro, o termo de contrato entre o Governo Brasileiro, representado pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC), e o Governo Haitiano.
O contrato prevê o levantamento cadastral de 2450 hectares de terras para a elaboração dos planos de áreas que serão inundadas, das que serão irrigadas e das parcelas onde serão realocadas as famílias atingidas pela inundação da Barragem Artibonite.
Com o cadastramento que será executado pelo Órgão Nacional de Cadastro do Haiti (ONACA) e com recursos disponibilizados pelo governo do Brasil, será possível planejar a execução de medidas compensatórias para a população que venha a ser afetada pelas obras da barragem.
A BRAENGCOY foi designada pelo DEC para fiscalizar a execução de todas as etapas do processo de cadastramento.
Participaram do ato de assinatura do contrato o Chefe do Governo Haitiano, Primeiro Ministro Garry Conille, o representante do Brasil no Haiti, Embaixador Igor Kipman, e o General-de-Divisão, da reserva remunerada, Rosalvo Leitão de Almeida, da Assessoria de Projetos do DEC.
Fonte: BRAENGCOY