Porto Príncipe (Haiti) – Na segunda quinzena do mês de dezembro, a Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti (BRAENGCOY) realizou diversos serviços de reconhecimentos de engenharia em boa parte do território haitiano. O serviço de reconhecimento de engenharia permite, entre outros, estimar a necessidade de pessoal, a quantidade de veículos e equipamentos a serem empregados nas diversas operações, e a estimativa de tempo necessário para a realização de cada trabalho.
Na região de Mirebalais, a BRAENGCOY reconheceu a área onde serão implantadas as novas dependências do Batalhão do Uruguai (URUBAT 1). A Unidade é a nova responsável pelo patrulhamento da região central de fronteira entre o Haiti e a República Dominicana, substituindo o Batalhão Nepalês (NEPBAT 1), que foi repatriado devido a redução de efetivos das tropas da MINUSTAH. Os militares uruguaios foram transferidos do sul do país para cumprir essa missão, pois por falarem mesmo idioma que os dominicanos.
Já na Route de Carrefour e na Rue des Freres foram realizados os serviços de reconhecimento de estradas, visando melhorias nas condições de trafegabilidade. Foram realizados também reconhecimentos de engenharia na ilha “Ile a Vache”, na região sul do Haiti, onde serão montadas estruturas pré-fabricadas em apoio ao Poder Judiciário no país. Foi ainda realizado o reconhecimento de uma área próxima ao Campo Charlie, em Porto Príncipe, que abrigará o estande de tiro da Polícia das Nações Unidas (UNPOL).
Fonte: 1st LT Sofia Meirose Salles G10/ PIO BRAENGCOY