As Polícias Militar e Civil têm estreitado cada vez mais seu relacionamento, buscando otimizar a eficiência de suas ações quanto a segurança pública em Itajubá e região. Uma das ações abraçadas diz respeito às Operações Lei Seca para o combate à embriaguez ao volante.
O ex-Delegado de Trânsito de Itajubá e Delegado de Polícia Dr. Mário Roberto fala que, desde quando ele assumiu a Delegacia de Trânsito ele percebeu um índice altíssimo de morte, sendo grande parte delas relacionadas ao consumo de bebida alcoólica. Com o objetivo de diminuir esse índice foi iniciada a campanha da Lei Seca.
O Delegado Dr. Mário Roberto está sendo transferido para a Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Santa Rita do Sapucaí. Ele diz que sempre se sentiu muito bem acolhido na cidade que deixa com tristeza, ele agradece a todos que o ajudaram e ajudaram a Polícia no tempo que ele permaneceu como Delegado de Trânsito em Itajubá.
Ele falou das dificuldades encontradas e da resistência, principalmente dos jovens quanto às blitz criadas para prevenir acidentes e reverter a situação de Itajubá quanto às mortes que envolviam motoristas alcoolizados. A busca pela paz no transito marcou a estadia do Dr. Mário Roberto na cidade.
O delegado ainda comenta que, mesmo diante dos resultados favoráveis, há aqueles que se desagradam com as blitz, criando inclusive grupos de relacionamento para indicar os locais onde as blitz estão ocorrendo na cidade. Atitude passível de sanção penal, ele adverte.
Nesse tempo, o índice de mortes relacionadas a embriaguez ao volante foi reduzido em mais da metade. As mortes que ocorreram enquanto Delegado de Trânsito, comenta o Dr. Mário Roberto, foram todas fatalidades.
Devido à ocorrência de latrocínio na cidade de Itajubá cerca de duas semanas atrás houve uma mobilização da comunidade que questionava a atuação das Polícias Civil e Militar em relação à Lei Seca. “A Polícia faz a Lei Seca enquanto poderia estar prendendo outros infratores”, comentavam.
O infrator que dirige embriagado, no entanto, é tão infrator quanto o que trafica e vende drogas, pra uma mãe que perdeu um filho pouco importa se ele foi atropelado ou vítima de disparo de arma de fogo, defende Comandante do Setor Sul de Policiamento, Tenente Gabriel Felipe.
É preciso ter atenção com outros tipos de infração que assolam a comunidade, além dos crimes violentos. No caso, foi observado nos últimos meses um aumento nos acidentes de trânsito envolvendo condutores embriagados.
Como medida preventiva e buscando um trânsito mais seguro na região, estão sendo aplicadas regras mais rígidas nos processos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É preciso desconfiar das autoescolas que oferecem facilidades como não precisar assistir às aulas, caso alguma autoescola ofereça tais recursos, deve-se denunciá-la na Delegacia.
Sobre o final de semana, foi realizada no sábado (27) uma blitz Lei Seca educativa. A blitz parou principalmente o público mais jovem e distribuiu um etilômetro descartável que pode ser usado pelos jovens para constatar a própria embriaguez e assim optar por pedir que outro condutor conduza o veículo.
Também já se iniciaram as blitz itinerantes, inclusive nos dias que não são comuns da Lei Seca. As blitz itinerantes foram a resposta da Polícia aos grupos de relacionamento criados para sinalizar os locais onde as blitz Lei Seca ocorriam, com o intuito de evitá-las. As pessoas que participam de tais grupos estão sendo monitoradas.
Outra prática comum é a de piscar os faróis na rodovia para avisar os outros motoristas sobre uma blitz. Essa é, assim como os grupos de relacionamento, uma prática que não vai beneficiar o cidadão de bem, mas alertam aos criminosos.
Como destaque negativo do final de semana, na sexta-feira (26) houve três roubos na cidade de Itajubá, sendo que a autoria de dois deles já foi identificada. No sábado (27) houve uma ocorrência de tráfico de drogas no Bairro Medicina, na Rua Delfim Moreira, denunciado por uma pessoa que passou de carro e que não se identificou. Um menor foi apreendido.
Os roubos de sexta-feira aconteceram nos Bairros São Vicente, Morro Chic e São Judas, com uso de arma de fogo. No Bairro São Vicente foi assaltada uma lanchonete, No São Judas, um depósito de gás e no Morro Chic, uma farmácia. A princípio não foi identificada nenhuma relação entre os delitos.
Com relação aos moradores do Bairro Vila Pódis, fica o compromisso da Polícia Militar que implementará ações em resposta ao problema do tráfico de drogas na Rua da Abolição.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM