Pássaros suilvestres são apreendidos através de denúncia
Na tarde de 21 de outubro de 2012, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Pouso Alegre, atendendo a uma denúncia de caça de pássaros da fauna silvestre brasileira, a qual estava sendo realizada em uma residência no bairro Passaredo, em Pouso Alegre deslocou-se até o local para averiguar o fato.
Chegando a residência o denunciado não se encontrava presente, porém, o filho do mesmo ao ter conhecimento da denúncia, na presença de testemunha autorizou a entrada dos militares na residência para realizar fiscalização. Foi constatada a existência de 07 (sete) pássaros da fauna silvestre mantido irregularmente em cativeiro pelo autor, todos sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos foi realizada a apreensão das aves, juntamente com 02 gaiolas de arame, 01 viveiro de tela e madeira, 01 gaiola de arame e madeira, e encaminhados ao IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Em tese o autor infringiu o Art. 29 da Lei Federal 9.605/98. O autor não foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, por não encontrar-se no local. Foi registrado boletim de ocorrência por manter pássaro da fauna silvestre em cativeiro sem autorização.
Equipe: 3º Sgt PM Eliezer e Cb Lino
GTR apreende armas
Na tarde de 20 de outubro de 2012 militares do Grupo Tático Rodoviário, realizando Operação Cavalo de aço na Rodovia MG 290, município de Jacutinga, abordaram a motocicleta Honda/CG 150, placa de Itapira/SP. Ao solicitar do condutor os documentos de porte obrigatório, os policiais perceberam que o mesmo ficou nervoso diante da abordagem.
Diante da suspeita foi realizada busca pessoal no condutor e em seus pertences, sendo localizadas no interior de sua bolsa 09 (nove) munições calibre .22, marca CBC. Ao ser realizada consulta informatizada foi constatada que a CNH do cidadão se encontra bloqueada, sendo a mesma recolhida. Indagado se possuía arma de fogo, o condutor/autor declarou não possuir. Ao ser questionado sobre seu destino disse que deslocaria a casa de um irmão no bairro Vargem Grande de Baixo, zona rural de Ouro Fino. Suspeitando de que as munições fossem para seu irmão, os militares se deslocaram até o citado local, residência do irmão do condutor.
Chegando a residência o irmão do condutor não se encontrava no local, momento em que o filho do mesmo franqueou a entrada da guarnição na residência para averiguação. Os policiais localizaram no quarto 01 espingarda marca ROSSI, calibre .28 e 01 cinturão de couro com 09 (nove) cartuchos carregados. O morador que declarou que a arma é de propriedade de seu pai foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil, como testemunha dos fatos.
Os militares receberam informações que outro filho do motorista, que reside no Bairro Peitudos, também em Ouro Fino, possuía uma carabina calibre .22. Foi feito deslocamento até a residência e em contato com o morador e depois de cientificado das informações sobre a posse da arma de fogo, o mesmo admitiu possuir a citada arma, declarando que a mesma se encontrava escondida sobre o telhado da casa. O morador franqueou a entrada dos militares na residência, os quais localizaram no local indicado 01 carabina calibre .22, com inscrição de marca ilegível, juntamente com uma sacola plástica contendo em seu interior 47 (quarenta e sete) munições calibre .22.
Diante do exposto foi dada voz de prisão ao motorista e seu filho, sendo ambos conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre, com suas integridades físicas e psíquicas preservadas, juntamente com todo material apreendido para providências cabíveis. Durante a lavratura do Boletim de Ocorrência compareceu a delegacia o outro filho do autor, o qual confirmou ser proprietário da arma de fogo localizada em sua residência, sendo o mesmo preso em flagrante delito e apresentado à autoridade judiciária.
Fonte: 17ª Cia PM Ind MAT