Os convidados do Conexão Policial desta semana foram: Aspirante Thiago Luís, do setor Norte de Policiamento, o Tenente Fábio Abraão, comandante do Setor Norte e a Sra. Maria do Rosário Ribeiro Machado, a Rosarinho.
Segundo o Aspirante Thiago, o final de semana foi bastante tranquilo, sem nenhuma ocorrência de destaque. A ausência de ocorrências relevantes é fruto do trabalho ostensivo da Polícia Militar de prevenção ao crime.
O Ten. Fábio Abraão fez questão de convidar a Sra. Rosarinho para falar sobre a Rede de Vizinhos Protegidos, que trata de uma rede de vigilância mútua, onde um vizinho acaba por vigiar o patrimônio do outro, em termos de segurança pública. “É como uma câmara viva” reforçou Abraão.
A Rede de Vizinhos Protegidos engloba uma mudança de comportamento, com estipulação de estratégias na prevenção à criminalidade; onde o morador aprende a se proteger de maneira discreta e segura, enfim, de modo correto.
Ten. Abraão diz que quando a população se mobiliza no combate ao crime, a paz e a segurança pública é só uma consequência.
A primeira célula da Rede de Vizinhos Protegidos está ocorrendo no bairro Morro Chic, que servirá como um laboratório.
Rosarinho explica que na Rede haverá reuniões com os moradores para levantar a demanda da comunidade em relação a segurança e que o sucesso do projeto se deve à participação da comunidade. A próxima reunião acontecerá hoje às 19h30, na rua Dr. Hollman, na Comunidade Projeto Vida, que fica ao lado da Academia Marisa Poddis, no bairro Morro Chic.
Para finalizar, Ten. Fábio respondeu as perguntas dos ouvintes.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM