Um problema que tem incomodado os itajubenses recentemente é a quantidade de pessoas pedindo dinheiro nas ruas e praças da cidade. O comandante da Guarda Municipal de Itajubá, Adílson José, explica que pedir não é crime, no entanto dar dinheiro a essas pessoas não vai resolver a situação delas.
Uma situação recorrente são as pessoas pedindo dinheiro para vigiar os carros estacionados na cidade. Neste caso o comandante lembra que essas pessoas não participam de nenhum cadastro para fazer esse tipo de serviço e pede aos motoristas que se conscientizem também. Há casos em que o próprio condutor vai até essas pessoas e dá o dinheiro, o que se torna muito cômodo para elas. Pessoas que se sentirem lesadas podem entrar em contato com a Guarda Municipal ou com a Polícia Militar.
A Secretaria de Assistência Social lançou o programa “Quem dá esmola financia a miséria” para conscientizar a população. O objetivo é que não se dê dinheiro aos pedintes. Existem órgãos competentes dentro do município que trabalham para acolher e retirar essas pessoas das ruas.
A maioria dessas pessoas possui residência fixa em Itajubá, mas aqueles que não possuem ainda podem contar com o Centro Municipal de Triagem e Acolhimento. Infelizmente, como elas encontram facilidades para adquirir dinheiro na rua, essas pessoas não querem ser atendidas.
Além das denúncias de ocorrências de afrontamento quando o cidadão se recusa a pedir dinheiro, muitas pessoas agem de maneira agressiva ao abordar os passantes ou condutores, o que gera todo um sentimento de insegurança. Para prevenir isso, um esquema de segurança especial já está sendo usado em locais onde sabidamente o problema é mais intenso, como é o caso do CEASA.
Outra reclamação, ainda sobre o CEASA, é que dentro da feira há assaltantes agindo contra os trabalhadores. A Guarda Municipal está fazendo um revezamento de presença, tanto no interior quanto na parte externa do local para prevenir crimes garantir a sensação de segurança.
No que diz respeito às mini “cracolândias” em Itajubá, Adilson explica que já está sendo desencadeada uma operação conjunta com a Polícia Civil, Polícia Militar e a Secretara Municipal de Desenvolvimento Social. Ele comenta que já foi verificada uma situação de tráfico nesses locais.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM