Coronel Luiz André Braida comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, classificou o ano de 2012 como bastante proveitoso e produtivo devido a redução da criminalidade vivenciada pela comunidade. Esse resultado é fruto de um esforço da Polícia Militar em conjunto com a Comunidade. Embora o município tenha crescido muito os números chegaram ao patamar do ano de 2003.
O principal problema enfrentado pela comunidade são os jovens da sociedade que, segundo o militar, adoeceram devido ao uso de drogas e com isso efetuaram pequenos furtos, furtos a bicicletas, arrombamentos, enfim, resultado da necessidade de manter o vício ao tráfico de drogas.
O Comandante alega que não se trata de um problema específico da Polícia Militar, mas sim, um problema de saúde pública, onde vários agentes devem atuar.
Uma das iniciativas da PM em relação ao combate a droga é o PROERD, que já atendeu a mais de 50 mil crianças e o índice de 5 a 10 jovens que passaram pelo PROERD ingressaram no mundo das drogas, devido ao grande sucesso, o projeto se estenderá aos pais. O Coronel considera o PROERD como o melhor programa de combate as drogas no Estado de Minas gerais.
A estrutura familiar somada a aspectos como religião, estruturais e atividades complementares são fatores que dificultam o enveredamento do jovem ao mundo das drogas.
Um ponto fundamental para os ótimos resultados da Polícia Miliar foi a Parceria com a Policia Civil.
Algumas iniciativas continuarão em 2013, como por exemplo, o combate ao furto de bicicletas.
As operações do Natal seguro se estenderão até o final do reveillon, momento em que iniciará a operação férias segura. Em fevereiro terá inicio as operações normais de trabalho.
A mensagem para 2013 foi de que a palavra paz não ficasse apenas no ambiente de reflexão, mas que se traduzissem em ações concretas, finalizou o Coronel Luiz André Braida.
Assista ao vídeo com a entrevista completa.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM