A semana foi de eventos cívicos e festivos em Itajubá, começando com a FRICI (Feira Regional Industrial Comercial e de Turismo de Itajubá) e passando pelas comemorações de 7 de setembro neste sábado. A Polícia Militar deu o devido apoio a todos os eventos e teve seustandna FRICI, assim como o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, para explicar como suas atividades são realizadas.
O Tenente Carlos Eduardo conta que durante o evento o etilômetro foi testado nas pessoas e mesmo aquelas que usaram somente olisterine(antisséptico bucal muito comum) foram acusadas como embriagadas por um breve período. O tenente explica que quando a pessoa que é abordada alega o uso do antisséptico bucal, a Polícia está instruída a usar o bom senso, analisar a situação e, se for o caso, esperar um tempo (cerca de 20 minutos) e refazer o teste.
Se o etilômetro marcar ente 0,05 e 0,33 milímetros de álcool por litro de ar, a infração é considerada gravíssima e o condutor é autuado, multado e o veículo pode ser levado por outro condutor habilitado e cujo teste não tenha indicado qualquer nível de embriaguez. A partir de 0,34 milímetros, é considerado crime de trânsito e o motorista pode ser preso em flagrante. No exame de sangue, ele pode ser punido por qualquer quantidade de álcool.
Tanto a autuação quanto o crime de transito implicam no recolhimento da habilitação que será encaminha à delegacia junto do Boletim de Ocorrência. As autoridades também podem se valer de testes clínicos, vídeos e depoimento dos policiais, além do etilômetro, para prender motoristas alcoolizados.
Caso o condutor receba uma autuação ele vai sofrer um processo administrativo, o que significa que para se justificar ele terá que conseguir provas da sua inocência. No caso de crime de trânsito, também haverá uma autuação, mas a isso se soma o Auto de Prisão em Flagrante Delito, lavrado na delegacia, e será estipulada uma fiança para o cidadão que, caso pague a fiança, responde ao em liberdade, caso não pague, será recolhido ao presídio.
De uma maneira geral, o final de semana foi tranquilo. Mesmo o feriado caindo num sábado, a cidade de Itajubá recebeu muitas pessoas para as comemorações, mas não houve problemas nem qualquer manifestação. O Tenente Carlos Eduardo também reitera que os militares empenhados nos eventos são aqueles que estão em horário de folga e, portanto, o policiamento não diminui nas outras áreas e que é um erro pensar que a Polícia Militar se concentra naquele dado evento, deixando o resto do patrulhamento de lado. Os policiais que desfilaram no dia 7 de setembro e os que participaram da FRICI estavam de folga, afirma.
Com a ajuda da comunidade, o tenente conta que foram muitas as ocorrências positivas. Nesta semana a Polícia Militar conseguiu prender um traficante e a droga com ajuda de um cidadão que passou as informações via 190. Também houve apreensões de arma de fogo (quatro armas apreendidas na quarta, quinta e sexta-feira) e ações preventivas em conjunto com a Guarda Municipal que resultaram em nenhum crime violento na cidade.
A Semana Nacional do Trânsito que acontece semana que vem, foi programada para durar duas semanas em Itajubá. O Tenente Carlos Eduardo cita passeatas, campanhas, Operações Lei Seca e operações educativas como eventos da semana. Também serão distribuídas camisetas e acontecerá uma competição de redações entre as escolas municipais.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM