O Conexão Policial desta semana destaca um final de semana atípico em Itajubá, com um homicídio consumado. O crime aconteceu em um matagal próximo à Vila Isabel e a motivação seria uma pequena dívida de tráfico de drogas que a vítima possuía para um dos autores. Segundo informações do comandante da 274ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Carlos Eduardo Gomes, a vítima foi alvejada com 2 tiros e seu corpo foi enterrado no local. Todos os envolvidos foram presos pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.
A partir de denúncias anônimas a PM conseguiu chegar ao local do crime e estabeleceu-se o trabalho do Corpo de Bombeiros e Perícia para retirada do corpo. Foram conduzidos três cidadãos maiores de idade, também relacionados ao tráfico de drogas na microrregião, e dois menores foram apreendidos.
Também foram registrados dois roubos consumados na sexta-feira (8), um a posto de combustível cujos autores ainda não foram identificados e outro a uma padaria no bairro Cruzeiro, onde infratores do bairro Canaã subtraíram aproximadamente 1 mil reais, alguns maços de cigarro e evadiram. Informações controversas por parte das testemunhas atrapalharam as investigações da PM, mas mesmo assim duas horas depois foi possível localizar o veículo utilizado no crime. Dentro do veículo estavam três indivíduos, sendo que um usava uma blusa bastante distinta e que foi utilizada durante o roubo, e foi encontrado um simulacro de arma de fogo. O dinheiro que fora subtraído na padaria não foi encontrado no carro.
Outro destaque aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), quando foi registrado um roubo de malote. Esse tipo de crime acontece quando um comércio com uma grande quantidade de dinheiro encaminha uma pessoa para fazer o depósito. No meio do caminho, através de alguma informação passada por funcionários ou outra pessoa que conheça a rotina do comerciante, o malote é roubado. Seguem investigações para localizar o autor do crime.
O Tenente Carlos Eduardo destaca que esse tipo de operação é muito arrisca e o funcionário que sai às ruas com o dinheiro pode inclusive ser agredido ou baleado por conta do crime.
As Companhias de Polícia Militar mudaram de endereço em Itajubá. Elas agora se encontram juntamente com a Guarda Municipal na sede do palácio da Prefeitura Municipal de Itajubá, antiga Defesa Civil da Praça Adolfo Olinto. Na mesma estrutura também haverá o Centro de Registros de Ocorrências Policiais, responsável pelo registro de ocorrências em que não há mais a situação de flagrante.
Outro ponto importante destacado é a reação ao assalto, muito desencorajada pela PM. A orientação é manter-se calmo e acionar as autoridades.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM