Recentemente a 17ª Região de Polícia Militar divulgou um relatórios sobre as ocorrências relacionadas a tráfico de drogas atendidas em 2015, bem como a estatística de apreensões e prisões realizadas. O número surpreende e demonstra o intenso trabalho que a PM tem realizado nos 15 municípios sob responsabilidade do 56º Batalhão de Polícia Militar. No passado foram presos e apreendidos 462 cidadãos por uso e tráfico de drogas.
As ocorrências relacionadas ao tráfico são recorrentes e neste final de semana o destaque foi a apreensão de cidadão menor de idade no bairro Santa Helena. Após os Policiais Militares realizarem a abordagem e iniciarem uma busca nas imediações, foi comprovada a suspeita de que ele se encontrava traficando drogas, sendo encontrado na posse imediata e mediata do menor R$149,00 (cento e quarenta e nove reais), 16 eppendorfs de cocaína, 23 pedras de crack e 13 buchas de maconha.
O cidadão infrator foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e liberado em seguida. Diante do fato o Capitão Sérgio de Castro chama a atenção dos pais para a sua responsabilidade para com os filhos. Hoje o sistema é falho e existem muito poucas vagas para menores apreendidos, então a menos que o infrator seja uma grave ameaça à vida das pessoas acaba sendo liberado.
O Capitão Sérgio de Castro ainda destacou que todas as metas de 2015 foram alcançadas e a criminalidade violenta ficou dentro do limite esperado, caindo cerca de 4,23%. Os crimes comuns também caíram e apreensão de armas de fogo aumentou em 60%, com uma contrapartida de queda nos roubos consumados com uso de armas de fogo. No ano passado foram aplicadas cerca de 600 multas/mês.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM