O final de semana em Itajubá foi tranquilo com uma única ocorrência de destaque, o vandalismo na escola do Bairro Rebourgeon. Sobre isso, o Comandante do 56º BPM, Coronel Claudiney de Oliveira Leite, pediu à população que ajude a Polícia Militar com quaisquer informações sobre a autoria do ato através do 181. Com o auxílio da Polícia Civil, a PM já está trabalhando para elucidar o ocorrido. Ainda não há informações que apontem se os autores são menores de idade.
A Polícia também monitorou a manifestação que acontece na IMBEL. O Coronel Claudiney explica que toda manifestação é legítima desde que pacíficas e com ações comunicadas previamente à Polícia Militar. Outro quesito importante diz respeito aos piquetes. A Polícia Militar está presente na manifestação para garantir àqueles que não desejam participar da greve, o direito de trabalhar.
Neste final de semana, com o evento da UNIFEI, também ocorreram Operações Lei Seca. Segundo o Soldado Rômulo Peixoto da PATRAN, houve duas CNHs apreendidas por infração de transito e um condutor teve sua CNH apreendida por dirigir sob influência de substâncias entorpecentes. A avaliação do uso de outras substâncias que não o álcool é feita com base nos sinais apresentados pelo condutor, que deverão indicar se ele está ou não com a capacidade psicomotora alterada.
A respeito da abordagem policial, o Coronel Claudiney explica ela nada mais é que uma verificação e a forma como é feita depende de vários fatores, como local e grupo de pessoas verificadas. Nem toda abordagem precisa ser feita com arma em punho, mas algumas são feitas desta maneira por necessidade. O mais importante é que a pessoa ao ser abordada fique tranquila e obedeça aos comandos dados pelo policial.
Algumas pessoas podem se sentir ofendidas com a abordagem, mas ela é necessária. Caso o cidadão entenda que foi de alguma maneira desrespeitando, cabe um procedimento investigatório. Para isso ele deve formalizar o termo de audição na Polícia Militar.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM