Neste final de semana houve ocorrências rotineiras relacionadas ao tráfico de drogas em Itajubá e um roubo no Bairro Santos Dumont, comenta o Tenente Ilson Gualberto, comandante do Setor Centro da Polícia Militar. Um cidadão invadiu a casa de uma senhora e praticou o furto, no entanto as guarnições rapidamente se deslocaram e prenderam o cidadão que, no ato, portava uma arma de fogo.
Graças às ações preventivas da Polícia Militar, os crimes violentos com uso de armas de fogo têm caído em Itajubá desde o início do ano. As ações continuam no intuito de inibir esse tipo de crime e apreender o máximo de armas possível. Caso o cidadão se depare com uma pessoa que não é uma autoridade portando uma arma, o mais indicado é denunciar essa pessoa à polícia.
A arma de fogo é destinada às pessoas habilitadas como polícias e, para os civis, faz-se necessário que eles passem por uma série de exames psicológicos e testes para que recebam a habilitação e possam ter a arma em casa. Mesmo que a pessoa tenha permissão para possuir a arma, isso não quer dizer que ela tenha o porte e se essa pessoa sai às ruas portando a arma sem a devida documentação, ela está cometendo crime.
Além dos testes e exames, o porte só é permitido em determinadas circunstâncias. Um policial pode portar a arma em qualquer circunstância. Para possuir a arma em casa ou para transporte, o registro basta, no entanto, para andar com ela, é preciso ter o porte de arma. N caso do transporte, a arma não pode estar em condições de ser utilizada, sem munição ou trancada.
Durante o final de semana houve também a apreensão de uma arma de fogo em posse de um cidadão já conhecido do meio policial. O Tenente Ilson conta que na ocasião, o cidadão evadiu pelo matagal ao perceber a aproximação da polícia e dispensou o armamento que foi localizado e apreendido.
Continuam as Operações Lei Seca e as movimentações para a Semana Nacional do Trânsito, em setembro, já começaram, afirma o Tenente Ilson. Sobre as investigações quanto ao assassinato à estudante em Itajubá, o tenente afirma que tão logo haja algum retorno, a população será informada.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM