Em virtude da 32ª Expo Itajubá que teve início neste sábado (11), o policiamento militar vem sendo remanejado na semana, principalmente para o período noturno. O intuito, explica o Comandante do Setor de Policiamento Tenente Gabriel Felipe, é prover segurança não só aos festeiros da exposição, mas também impedir os delitos que têm acontecido nas noites da cidade de Itajubá.
Este ano a Polícia Militar fez um grande planejamento para o evento e conta com vídeo monitoramento no interior do Parque de Exposições, além de um posto de comando que está sendo utilizado por todos os órgãos envolvidos na segurança da Expo Itajubá e um posto de observação equipado com um canhão de luz em posição estratégica para acompanhamento de toda movimentação da festa.
A entrada de jovens entre 12 e 16 anos no evento está autorizada, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. A partir de 16 anos a entrada é permitida independente de acompanhamento. Caso o menor seja flagrado consumindo bebida alcoólica dentro da festa, todos os envolvidos são responsabilizados de maneira compartilhada. Se a barraca onde o menor comprou a bebida não seja identificada, os responsáveis serão os organizadores do show de maneira genérica.
Sobre as ocorrências, o final de semana de Itajubá foi positivo na avaliação do tenente. No sábado (11), durante o show da Expo Itajubá, três indivíduos estavam traficando drogas dentro do Parque de Exposições e foram presos. Os três foram denunciados aos policiais que trabalhavam no interior no evento e foram presos no banheiro do local.
Outra ocorrência positiva do final de semana foi a prisão de um infrator que praticava roubos em Itajubá. O indivíduo estava com um mandato de prisão em aberto e, na presença do Tenente Gabriel Felipe, assumiu a autoria de cinco roubos no município. Residente do Bairro Vista Verde, o indivíduo foi encontrado no Bairro Cruzeiro. O indivíduo não era muito conhecido das equipes policiais e costumava agir sozinho, em poucas oportunidades se valia de um olheiro que observava a movimentação nos estabelecimentos comerciais e lhe passava as informações.
As Operações Lei Seca continuam, embora em menor escala devido à demanda da Expo Itajubá. O Tenente Gabriel Felipe ainda alerta que a prioridade está sendo dada às blitz itinerantes e que os cidadãos não devem pensar que as operações pararam apenas porque não mais se vê aquela característica estrutura. Com o apoio da Polícia Rodoviária, mesmo as proximidades do Parque de Exposições contam com as blitz da Lei Seca.
Ainda sobre a segurança no Parque de Exposições, o tenente explica que, além do policiamento interno, há policiamento nas mediações, para garantir a segurança de quem chega ao evento e de quem retorna às suas residências, bem como garantir a segurança daquelas pessoas que estacionam seus veículos nas proximidades do local. Esse policiamento externo, caso observe algum condutor de veículo em atitude suspeita, também está apto a realizar a abordagem e tomar as providências cabíveis.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM