A Biblioteca Municipal de Itajubá mantém, desde setembro de 2007, o serviço de atendimento às pessoas portadoras de deficiência visual – a Seção Braille. É um espaço voltado para que os usuários se sintam o mais à vontade possível dentro da biblioteca e possam desfrutar de tudo o que qualquer pessoa normovisual (que enxerga) tem num espaço destes. A coleção toda foi doada pela Fundação Dorina Nowill para cegos.
A Seção Braille tem como objetivo promover a integração do portador de deficiência visual no meio social, cultural, educacional e profissional, além de torná-lo um cidadão participativo e produtivo. Planejada para atender essas necessidades especiais, a bibioteca Braille reúne em seu acervo livros didáticos, técnicos, literários, infanto-juvenis e também periódicos. Sua coleção conta com, aproximadamente, 137 obras e 943 volumes.
Além dos livros em Braille, ainda estão disponíveis livros em tinta com caracteres ampliados e livros falados em CD e fita K-7. São obras literárias, paradidáticos infantil e infanto-juvenil e didáticos. A biblioteca empresta o material para consulta em domicílio e também permite livre acesso dos visitantes às estantes onde ficam os livros.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, estão sendo apresentados alguns projetos a possíveis parceiros, visando à aquisição de equipamentos como computadores, impressoras para produção de livros em Braille, lupas eletrônica e convencional, entre outros. O objetivo é aprimorar o atendimento à comunidade portadora de deficiência visual, por meio de tecnologia atual, utilizando equipamentos de informática com aplicativos específicos para leitura de tela.
A biblioteca funciona no seguinte endereço: paca. Theodomiro Santiago, 104 – térreo. Mais informações pelo telefone 3692 1743 ou pelo e-mail[email protected]. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.
Fonte: SECOM