Sete em cada dez pessoas não se importam com a poupança. Essa é a estatística trazida pelo financista e colunista do Conexão Itajubá Conrado Navarro nesta terça-feira (18). A pesquisa realizada pelo IBOPE foi feita a pedido do SERASA que tem como objetivo descobrir como o brasileiro lida com a questão do investimento. O financista conta que em seis anos trabalhando com educação financeira, ele percebe que o panorama geral não mudou muito no que diz respeito à pesquisa.
Parte do problema, comenta, é não enxergar a educação financeira como parte do processo de formação do cidadão e isso não é algo de responsabilidade apenas do governo ou das escolas, também é algo que deve ser passado no lar através do exemplo. É claro que o Brasil não vive a situação ideal no que diz respeito à receita da população em geral, no entanto, independe desta situação financeira, é possível colocar alguns bons hábitos em relação ao dinheiro em prática.
É um vício do brasileiro acreditar que a culpa é sempre do sistema. Muita coisa pode ser feita pelo Governo para melhorar, há ainda muitas reformas importantes pelas quais o Brasil tem que passar, no entanto, não é bom terceirizar a culpa, o brasileiro deve fazer o que pode dentro de casa.
Conrado Navarro está lançando seu novo livro “Dinheiro é um santo remédio”. É o terceiro do financista na área e existe uma grande expectativa com relação ao livro, já que a editora responsável (Editora Gente) é conhecida por ser agressiva na valorização dos autores. O livro é baseado na premissa de que assim como na saúde, as pessoas só se preocupam com dinheiro quando a situação está grave.
O dinheiro muitas vezes parece um assunto tão complicado quanto ler bula de remédio, e fica difícil saber por onde começar para sair das dívidas e começar a investir. Neste novo manual de finanças, André Massaro e Conrado Navarro ensinam que não precisa ser economista para ter controle da vida financeira e enriquecer. O livro terá lançamento nacional em São Paulo e Rio de Janeiro no começo de julho e posteriormente em Itajubá.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM