O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas é um espaço para se pensar, definir e deliberar as políticas sobre drogas. É constituído por 7 membros que representam o governo e 7 representantes da sociedade civil. São 14 os titulares com 14 suplentes que se reúnem mensalmente.
O enfoque do conselho, segundo sua secretária Ana Lúcia Meloni é na prevenção, no tratamento e na reabilitação do sujeito que faz uso ou abuso das drogas. As reuniões visam conversar sobre as melhores propostas, as melhores ações que o conselho pode propor no enfrentamento às drogas.
O município enfrenta o problema do aumento cada vez maior de usuários de múltiplas drogas, como álcool, crack e outras. A presidente do conselho, Fabiana Sene, acrescenta que o conselho se reúne para pensar a melhor estratégia para a implantação de uma política pública que garanta os direitos humanos, atenção integral aos dependentes químicos e as suas famílias, porém não é o conselho que executa o atendimento.
O problema de drogas diz respeito a diversos órgãos, como Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Saúde, de Esporte, de Educação e órgãos de segurança pública. Informa ainda Fabiana, que todos fazem parte do conselho e o diálogo é aberto com todos. Porém, nem todas as ações ocorridas no município contam com a participação do conselho, observa a presidente.
Neste momento a ação mais efetiva do conselho é a preparação da 3ª Conferência de Políticas Públicas sobre drogas que vai ocorrer no próximo dia 31. O tema principal é “Políticas Públicas sobre Drogas na Juventude”. O foco é na prevenção ao uso de drogas.
A conferência é aberta ao público em geral, mas Fabiana lembra que como o assunto é voltado aos jovens, quanto mais jovens, mais rica a contribuição para a conferência. O evento vai acontecer no auditório da Faculdade Wenceslau Braz das 8 às 17 horas, com entrada franca.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM